Pular para o conteúdo principal

China chega a 92 GW em capacidade eólica

  domtotal.com

País foi responsável por 45% da nova capacidade eólica instalada no planeta em 2013.

De acordo com a Associação Chinesa de Energia Eólica (CWEA), o país foi responsável por nada menos do que 45% de toda a nova capacidade eólica instalada no planeta em 2013, tendo construído 16 GW dos 35 GW mundiais. Com isso, foi alcançada a incrível marca dos 92 GW em capacidade eólica instalada, sendo que outros 27,5 GW em projetos já estão aprovados pelo governo chinês.

Para Shi Pengfei, presidente da CWEA, um dos fatores que ajudou a impulsionar a energia eólica, ainda que não em todos os setores, foi a queda no preço do carvão, já que muitos desenvolvedores eólicos também trabalham com geração de energia térmica. O alto preço do carvão em 2011 sugou os lucros, mas quando os preços caíram, na segunda metade de 2012, os desenvolvedores puderam investir em eólica.

Porém, nem todos os dados da CWEA são positivos: o setor de energia eólica offshore teve uma grande desaceleração em 2013, tendo instalado apenas 39 megawatts (MW) de capacidade, elevando o total de offshore instalado para 428 MW.

Os números oficiais chineses são semelhantes aos do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), que apontam para uma capacidade instalada na China de 91,4 GW.

O país é o líder mundial absoluto, bem à frente dos Estados Unidos, 61 GW, Alemanha, 34 GW, e Espanha, 22 GW.

No Brasil, apesar do crescimento recente, a capacidade eólica instalada ainda está muito aquém das grandes potências. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), contamos com 3,6 GW instalados.
Instituto Carbono Brasil

Comentários