Pular para o conteúdo principal

Bispos aprovam documentos e indicam diretrizes para eleições

 domtotal.com

Ao encerrar a 52ª Assembleia Geral da CNBB nesta sexta-feira, 9 de maio, em Aparecida (SP) os bispos entregaram dois novos documentos e apresentaram indicações pastorais em vista das eleições de 2014. O primeiro documento entregue contempla o Tema Central do encontro deste ano que versou sobre a renovação das paróquias e o segundo trata a questão agrária no país. O primeiro ocupou duas assembleias para ser aprovado, o segundo desde 2009 estava sendo organizado. A respeito das eleições de 2014, os bispos apresentaram o projeto ‘Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014’, onde convocam os cidadãos a se prepararem conscientemente para o momento da eleição.
Documento sobre o Tema Central
O documento ‘Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia’ encontrou neste ano o campo favorável para ser aprovado. Depois de duas edições, colaboração de dioceses e acréscimos, o documento chegará às Igrejas particulares do Brasil para fomentar uma Igreja missionária seguindo o apelo de toda a Igreja e especialmente do Papa Francisco, como fez questão de lembrar o arcebispo de Aparecida na sessão de encerramento da assembleia. “Que nossa Igreja seja de fato como deseja o Papa Francisco, uma Igreja em saída, uma Igreja verdadeiramente missionária”, disse.
Documento sobre a Questão Agrária
O documento ‘A Igreja e a Questão Agrária Brasileira no início do século XXI’ destaca a realidade do país e as questões que envolvem a terra, traz uma análise dos bispos a respeito dos problemas que afligem as comunidades que enfrentam esse grave problema e por último, apresenta os desafios diante de realidades bem específicas. O documento deverá ser apresentado ao poder público para que este saiba a posição da Igreja em relação a esses desafios.
Projeto para as eleições de 2014
O tema que ocupou grande parte da coletiva foi a iniciativa da Igreja do Brasil para as eleições de outubro. Para o episcopado brasileiro é dever de todo cidadão a escolha de seus representantes e para os fiéis católicos tal escolha deve ser iluminada pela fé e amor cristãos. O Projeto dedica-se ainda a contribuir para que os eleitores possam votar conscientemente e participar efetivamente em vista do bem da coletividade. A mobilização com a Lei da Ficha Limpa recorda o quanto é importante a participação dos cidadãos, destacaram os bispos em texto divulgado na coletiva de imprensa.
O episcopado brasileiro também aprofundou o tema prioritário sobre o texto 'Os cristãos leigos e leigas', que analisa a atuação dos cristãos na Igreja e no mundo, diante dos desafios e mudanças na vida em sociedade. Este tema voltará na Assembleia Geral do próximo ano. A Assembleia Geral também aprovou, por unanimidade, a realização do Ano da Paz. O ano terá início no primeiro domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e vai até o Natal de 2015. Cerca de 350 bispos de todo o país participaram da 52ª Assembleia Geral da CNBB. Foram 10 dias de intensa reflexão e esforço dos bispos para aprofundar temáticas de relevância para todas as dioceses brasileiras.

Comentários