Pular para o conteúdo principal

Papa: vaidade, orgulho e soberba não fazem parte do ministério episcopal


RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – Na tarde desta sexta-feira, o Papa Francisco presidiu à ordenação episcopal do Subsecretário do Sínodo dos Bispos, Dom Fabio Fabene.

Na Basílica Vaticana, o Papa renovou os sinais do ministério episcopal previstos no rito de ordenação, com a unção da cabeça, a entrega do Livro dos Evangelhos e das insígnias e a imposição da mitra.

Sinais que indicam fecundidade, fidelidade, santidade e vocação de anúncio e guia de um ministério que, como disse o Papa pronunciando a homilia prevista no Pontifical Romano, renova a presença do próprio Cristo. Dirigindo-se a Dom Fabene, no momento em que a homilia destaca que o episcopado é um "serviço" e não "uma honra", Francisco acrescentou uma reflexão pessoal:

Fostes eleito para o rebanho: que a vaidade, o orgulho e a soberba jamais apareçam. E fostes eleito, constituído para os homens: que tua atitude seja sempre de serviço. Como Jesus.
O Papa recomendou ainda a Dom Fabene que cuide do seu rebanho sem adormecer:

Cuide de ti mesmo e do povo de Deus. Este cuidado significa estar atento para se proteger dos muitos pecados e das atitudes mundanas, e para defender o povo de Deus dos lobos que – como dizia Paulo – podem aparecer.
Mas proteger, recordou ainda o Pontífice, é também rezar:

Rezar pelo povo, como fazia Moisés: com as mãos ao alto, aquela oração de intercessão, de oração corajosa face a face com o Senhor pelo povo.
(BF)

Rádio Vaticano 

Comentários