Pular para o conteúdo principal

Quadro de Van Dyck poderá ser vendido por meio milhão

  domtotal.com

Obra foi comprada por um padre por 400 libras (cerca de 685 dólares).

Londres (AFP) - Um quadro do pintor barroco flamengo Anthony Van Dyck, comprado por um padre por 400 libras (685 dólares), poderá ser arrematado por 500.000 libras em um leilão nesta terça-feira em Londres, depois de seu valor ser descoberto em um programa de televisão.
A pintura, um esboço da obra de 1635 "Os magistrados de Bruxelas", foi comprada pelo padre católico Jamie MacLeod em uma loja de antiguidades em Cheshire, no norte da Inglaterra.
Em dezembro, MacLeod levou o quadro ao programa da BBC "Antiques Roadshow", em que especialistas avaliam antiguidades.
A apresentadora Fiona Bruce, que havia realizado um programa sobre o pintor flamengo (1599-1641), suspeitou que se tratava de uma de suas obras e por isso solicitou o parecer de um especialista, que confirmou a suspeita.
"Foi uma benção ter este magnífico retrato que me deu tanta satisfação ao longo dos anos. Irei ficar triste quando nos separamos", disse MacLeod.
O dinheiro arrecadado servirá para comprar novos sinos para sua paróquia em Derbyshire, no norte da Inglaterra, para marcar o centenário da Primeira Guerra Mundial.
A Casa de leilões Christie's, responsável pela venda, estimou seu preço entre 300.000 e 500.000 libras e disse que o esboço estava em mau estado de conservação.
Depois de ser limpo e restaurado, a pintura foi examinada por Christopher Brown, uma das maiores autoridades mundiais em Van Dyck, que certificou a sua autenticidade.
AFP

Comentários