Pular para o conteúdo principal

Fátima: Pais de filhos com deficiência agradecem «férias diferentes»


Santuário de Fátima
Santuário de Fátima

Iniciativa do Santuário de Fátima durante quatro semanas

Fátima, Santarém, 08 ago 2014 (Ecclesia) – Armanda Dias e a filha, Luciana Dias de 38 anos e com trissomia 21, estão pela primeira vez a usufruir de uma semana de férias que o Santuário de Fátima proporciona para pessoas com necessidade específicas.
“Esta semana vai ser com muito barulho, com muito amor e com Deus no nosso meio porque Ele está sempre connosco. É viver assim intensamente, estou a gostar imenso”, comenta à Agência ECCLESIA Armanda Dias e acrescenta ser “necessário durante o ano passar férias diferentes”.
“Estamos em família, são todos uns brincalhões, estão a pôr-nos muito bem, estamos a sentir-nos muito felizes”, assinala sobre o Movimento Mensagem de Fátima, que organiza estas semanas de férias a pedido do Santuário de Fátima, e sobre os voluntários.
Armanda Dias, que veio da Silveira, em Torres Vedras, revela sobre a filha, Luciana Patrícia Dias, é uma “rapariga muito simpática, muito comunicativa” e “muito brincalhona” e melhor que ninguém a mãe reconhece que a filha está “muito feliz”.
“Paciência e calma”, é o que Armanda Dias aconselha para quem lida com pessoas com deficiência porque “eles são fantásticos”.
No grupo de voluntários está Diana Costa que disponibiliza uma semana de férias, pelo quarto ano consecutivo, e veio da aldeia de Santa Eufémia, em Leiria.
“Acho que se cada pessoa disponibilizasse uma semana das suas férias para estar aqui, ou noutro lugar, a favor de uma destas causas, a sociedade seria muito menos problemática, superficial ou até materialista”, observou Diana Costa.
A iniciativa partiu pela “alegria” com que duas amigas lhe relatavam “ as aventuras e as peripécias” deste tempo de voluntariado: “É inevitável uma pessoa ficar curiosa e então decidi dar o passo e experimentar”
Diana Costa explica que apaixonou-se “verdadeiramente” e “não imagino as férias sem pelo menos uma semana em Fátima com estes jovens” porque “é muito gratificante”.
As férias para pais de pessoas com deficiência decorrem na casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz, na Estrada de Minde a 2,5 quilómetros da Rotunda Sul (dos Pastorinhos).
CB/PR

Comentários