Pular para o conteúdo principal

França: Bispos europeus vão homenagear soldados tombados na I Guerra Mundial


Comitiva vai estar em Verdun, palco de uma das batalhas mais mortíferas de sempre

Bruxelas, 11 nov 2014 (Ecclesia) – Uma delegação de bispos europeus vai estar hoje em Verdun, nordeste da França, para homenagear todos quantos perderam a vida durante a I Guerra Mundial, no âmbito do centenário de início do conflito.
Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a deslocação ao local, palco de uma das maiores e mais mortíferas batalhas de sempre, vai envolver membros da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) e do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
À frente da comitiva seguirão o presidente da COMECE, D. Reinhard Marx, arcebispo de Munique, e o arcebispo de Sarajevo, D. Vinko Puljic, em representação do CCEE.
O programa da visita prevê a realização de três momentos de oração abertos ao público: dois no Ossário de Douaumont, onde estão os restos mortais de mais de 130 mil soldados desconhecidos; e um na cripta da Catedral de Notre-Dame, em memória de todas as vítimas.
A batalha de Verdun, que teve início a 21 de fevereiro de 1916, opôs franceses a alemães e prolongou-se durante quase 11 meses até ser declarada a vitória gaulesa.
Ao todo, segundo as últimas estimativas, terão perdido a vida nesse combate cerca de 976 mil soldados.
JCP

Comentários