Pular para o conteúdo principal

Os mandamentos de ´da Vinci´

11/11/2014  |  domtotal.com

Da Vinci era autodidata e foi o primeiro a desenhar o retrato de uma criança, no ventre da mãe

Por Lev Chaim*

Carien Karsten, psicoterapeuta holandesa, preparou um curso para desenvolver talentos e como colocá-los em prática. Para isto, ela seguiu o exemplo do intelecto do grande mestre italiano, Leonardo da Vinci. Filho bastardo, nascido de uma relação relâmpago de sua mãe, Leonardo, segundo seus biógrafos, nunca recebeu a atenção que realmente necessitava.

Por esta, ele teve que desenvolver o seu próprio senso de avaliação do mundo, o que o levou a traçar vários caminhos e experimentar na prática suas ideias, que não foram poucas. Por ser bastardo, ele não pode frequentar a escola e tudo que aprendeu foi por força de sua vontade própria.

O curso para desenvolver talentos pessoais da psicoterapeuta Karsten foi baseado no livro de Michael Gelb, “Pense como Leonardo da Vinci”. Os conhecimentos autodidatas de pintura e escultura levaram o mestre italiano a trabalhar em um atelier de arte, seguindo a sua própria intuição.

A sua permanente curiosidade, apesar das inúmeras adversidades, levou-o a descobrir maneiras diversas de se colocar em prática suas ideias e, assim, cultivar os seus infinitos talentos naturais, entre eles, o de pintor de obras primas tais como a “Mona Lisa” - exposta no museu do Louvre, em Paris -, e a “Última Ceia” - um mural no convento de Sta. Maria dele Grazie, em Milão.

Em seu curso, Karsten enfatizou os talentos que fizeram com que Leonardo da Vinci se tornasse um dos mais aclamados mestre, pintor, escultor e inventor de todos os tempos. O número um da lista é não se deixar abater pela adversidade. Apesar de nunca ter frequentado uma escola, autodidata, ele foi o primeiro a desenhar o retrato de uma criança, no ventre da mãe.

O número dois é se deixar inspirar pelas coisas boas do passado, ao recordar apenas os cenários bons e felizes de sua própria vida. Mesmo para um bastardo como ele, também existiram momentos bons em sua juventude.

O terceiro princípio, importantíssimo, é ampliar ao máximo as diversas possibilidades que lhe são apresentadas. Com esta característica, da Vinci tornou-se um pioneiro, pensador de inúmeras descobertas, tais como os princípios de um avião, de um automóvel e da roupa de um mergulhador, apenas para citar algumas delas.

O quarto mandamento de Karsten inspirado na vida de “da Vinci” é seguir outros exemplos e melhorá-los, tal qual Leonardo o fez, ao desenvolver um “novo” veículo de guerra, precursor dos tanques atuais.

O quinto, não menos importante, é fazer sempre perguntas e, com as possíveis respostas, descobrir novas ideias. O sexto passo é saber lidar com a incerteza. Como sempre experimentava novas ideias, “da Vinci” nunca sabia exatamente o resultado final. Isto o levou a desenvolver novos caminhos, o que aumentou suas próprias qualidades.

O sétimo e oitavo princípios: vasculhar o seu próprio conhecimento e experiência, conectando uma coisa à outra. Em seu livro de anotações, Leonardo escreveu: “A Terra saiu de sua posição original devido ao peso de um pequeno pássaro que posou em sua superfície”. Dai, ele partiu para outras ideias.

E assim, chega-se aos dois últimos princípios elaborados pela psicoterapeuta holandesa Karsten, para se desenvolver talentos desconhecidos e ter uma melhor realização pessoal. O nono é um alerta para se usar os sentidos naturais para realmente ver as coisas, senti-las, ouví-las e prová-las.

O décimo e último princípio para liberar a criatividade e ser mais feliz, segundo a maneira de pensar de Leonardo da Vinci, é combinar o racional com a intuição. “Numa época como a de hoje, onde as coisas mudam rapidamente, essa fórmula poderá lhe ajudar a encontrar um novo rumo”, escreveu a psicoterapeuta holandesa.

Se chegou ao final do texto um pouquinho mais feliz, já valeu a pena. Eu o enviei a uma amiga, que está numa encruzilhada, sem saber que rumo tomar. Nunca é tarde para se descobrir coisas novas – ensinamentos de “da Vinci”. Se a “vitória” do PT o entristeceu, não desanime. Pense como Leonardo da Vinci e encontre uma maneira de reverter o processo. Com certeza, vai encontrá-la.
*Lev Chaim é jornalista, colunista, publicista da FalaBrasil e trabalhou 20 anos para a Radio Internacional da Holanda, país onde mora até hoje. Ele escreve todas as terças-feiras para o Domtotal

Comentários