Postagens

Mostrando postagens de Abril 19, 2014

AMÉRICA LATINA: Com Francisco, aumenta confiança da Igreja na América Latina

Imagem
Pesquisa do instituto LatinoBarómetro mostra que restabelecimento da confiança com Papa argentino não reverte queda no número de fieis
ALBERTO PIZZOLI/AFP
Papa Francisco é apontado como principal responsável pela melhoria da imagem do Vaticano entre latinoamericanos
A chegada do papa Francisco aumentou a confiança da América Latina na Igreja católica, mas o número de fiéis caiu 13% entre 1995 e 2014, segundo um estudo do instituto ‘Latinobarómetro’. Nos últimos 18 anos, o número de pessoas que se declaram católicas diminuiu de 80% para 67% na América Latina. Na América do Sul, a queda foi de 10% e na América Central 17%.

A confiança na Igreja é superior a 60% em todos os países da região, com exceção do Uruguai (48%) e Chile (44%). Segundo a pesquisa, os latino-americanos confiam mais na família e, em segundo lugar, na Igreja Católica. “Os católicos recuperam a confiança na Igreja, apesar dos escândalos, provavelmente como consequência da chegada e liderança do papa Francisco”, afirma o …

Morrer não é deixar de existir, é páscoa!

Imagem
Padre Augusto Menezes Vale* Morre o Senhor Jesus. Sua morte explica a nossa morte. Morrer não é deixar de existir, é páscoa! Jesus fez sua páscoa, passagem deste mundo aquele que somente vemos com os olhos da fé. Desceu às profundezas do abismo para derrotar o império da própria morte, levando consigo a nossa humanidade marcada pelo pecado. Sim, nosso Senhor derrotou na cruz o veneno que nos mortalizou, carregou sobre si o peso do nosso pecado e todas as suas consequências. 
O que é mais impressionante neste fato é sabermos que aquele que entregou a sua vida para nos salvar é Deus esvaziado de sua glória no abismo da pequenez humana. Só quem é capaz de se perder a este ponto ama com um amor que não se pode descrever em palavras. A morte de nosso Senhor por nós, atinge uma radicalidade profunda, pura entrega de si, autocomunicação, esvaziamento, nulificação de si para ser tudo em nós. O que aprendi com a morte do Senhor é a certeza, não obstante a minha pouca fé, que quem assim morre q…

Vigília pascal com o Papa Francisco

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – Neste Sábado Santo, o Papa Francisco preside, na Basílica Vaticana, à Vigília pascal. A Rádio Vaticano transmite esta cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 20h20 (15h20 – horário de Brasília).

A Igreja celebra nas últimas horas de Sábado Santo e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, assinalando a ressurreição de Jesus.
Esta é uma celebração mais longa do que a habitual, em que são proclamadas mais passagens da Bíblia do que as três habitualmente lidas aos domingos. Como desde o início do Cristianismo, nesta noite será conferido o batismo a diversas pessoas. Neste ano, trata-se de 10 catecúmenos de vários países.
A vigília começa com o ritual do fogo novo e da luz que evoca a ressurreição de Jesus; o círio pascal é preparado: o presidente da celebração grava uma cruz; em seguida, traça no alto a letra grega Alfa, embaixo a letra Ômega e, entre os braços da cruz, os quat…

Nada é possível contra o amor

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) -  RealAudioMP3 O Papa Francisco deu início no último domingo, com a procissão de ramos, aos ritos da Semana Santa ao longo da qual, com diversos atos litúrgicos, celebramos a Paixão, Morte e na Vigília de Páscoa, a Ressurreição de Jesus. E no início desta Semana que nós chamamos de Santa, centro da fé cristã, o Papa Francisco, improvisando a sua homilia, fez uma profunda reflexão recordando os personagens descritos na leitura do Evangelho daquele dia, e pedindo um exame de consciência a todos os fiéis, e com qual personagem eles se identificavam.  A recordação da alegria, que envolveu jovens e crianças, com a entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos, deu lugar ao longo da semana, à meditação da herança que Jesus nos deixou; antes de tudo o amor pelo próximo, o serviço, e a instituição da Eucaristia; mas também deu lugar à reflexão sobre a tristeza e a amargura da traição. O Papa Francisco fez uma pergunta que tocou o coração dos milhares de fiéis pre…

Reflexão para Sábado Santo

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - Neste sábado, após os sofrimentos e a morte do Senhor na cruz, dirijamos nossa atenção, nossos olhares carinhosos para Maria, a Mãe de Jesus e nossa.
Ela se encontra na casa de João. O discípulo amado a levou para lá, após o sepultamento de Jesus, cumprindo uma de suas últimas palavra na cruz: “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua Mãe.” Vamos encontrá-la em um quarto retirado, meditando sobre a vida de seu querido filho. Ela o revê criancinha... Belém...Nazaré... a despedida antes da vida pública...Caná...e outros momentos caros ao seu coração, agora transpassado pela espada de que falara Simeão, quando da apresentação de Jesus no Templo. De fato ela agora é a Senhora das Dores. Tudo quanto ela “conservava em seu coração” e sobretudo o que viu na Paixão, ela revive.
Mas a solidão está cheia de fé e de esperança, do mesmo modo como está cheia de tristeza. Maria fica de pé em sua fé intacta, inabalável como gostamos de dizer. Ela nunca teve as flutuaç…

Papa: "Na Cruz, vemos a monstruosidade do homem quando se deixa guiar pelo mal"

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – “Nosso Jesus, guia-nos da cruz à ressurreição e ensina-nos que o mal não terá a última palavra, mas o amor, a misericórdia e o perdão”: palavras pronunciadas pelo Papa Francisco ao final da Via-Sacra no Coliseu de Roma – uma meditação que não estava prevista. 

O criador de personagens míticos

Imagem
Alguns dos personagens criados por García Márquez fazem parte da literatura universal. Por Javier Rodríguez

A obra de Gabriel García Márquez é uma mistura de cosmogonia, genealogia e mitologia: inventa um mundo de dimensões bíblicas e o povoa de seres que, conforme o mandato divino, crescem e se multiplicam. Apesar de metabolizar os experimentos narrativos da modernidade até torná-los parte da sua corrente sanguínea, o escritor colombiano nunca abandonou esse tom de narrador oral que disse ter aprendido da sua avó. Assim, seus romances e contos são habitados por personagens que, como saídos das mãos de um deus, parecem ter vida própria. Alguns já são parte desse universo de inconfundíveis seres imaginários que é a literatura universal.

BUENDÍA, Aureliano. “Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo.” O celebérrimo início de Cem Anos de Solidão (1967) já contém o repres…

Respeitar os limites da natureza

Imagem
domtotal.comMarcus Eduardo de OliveiraMais de 1,5 milhão de pessoas ao redor do mundo respiram um ar impuro. Ao longo do tempo, quase que de forma consensual, os economistas convencionais trataram a preocupação ecológica, envolvendo a vital preservação do meio ambiente e das condições de vida, como simples retórica.
Evidentemente, excetuam-se nesse rol os economistas-ecologistas; principalmente àqueles que seguem o receituário da Lei da Entropia propugnado pelo romeno Georgescu-Roegen e que tentam, à sua maneira, conciliar a economia com a ecologia, bem ao modo do criador do termo ecologia, Ernst Haeckel (1834-1919), que chamou a Economia de “Ciência da Natureza”.
É fato proeminente que com o passar do tempo, o clima, o ambiente, os ecossistemas (fatores bióticos e abióticos) e até mesmo nossos corpos vem dando sinais evidentes de estresse e de degradação. A partir disso, o posicionamento de boa parte dos economistas convencionais em relação ao meio ambiente começou a mudar à medida q…

China chega a 92 GW em capacidade eólica

Imagem
domtotal.comPaís foi responsável por 45% da nova capacidade eólica instalada no planeta em 2013.China é o país líder mundial absoluto. De acordo com a Associação Chinesa de Energia Eólica (CWEA), o país foi responsável por nada menos do que 45% de toda a nova capacidade eólica instalada no planeta em 2013, tendo construído 16 GW dos 35 GW mundiais. Com isso, foi alcançada a incrível marca dos 92 GW em capacidade eólica instalada, sendo que outros 27,5 GW em projetos já estão aprovados pelo governo chinês.
Para Shi Pengfei, presidente da CWEA, um dos fatores que ajudou a impulsionar a energia eólica, ainda que não em todos os setores, foi a queda no preço do carvão, já que muitos desenvolvedores eólicos também trabalham com geração de energia térmica. O alto preço do carvão em 2011 sugou os lucros, mas quando os preços caíram, na segunda metade de 2012, os desenvolvedores puderam investir em eólica.
Porém, nem todos os dados da CWEA são positivos: o setor de energia eólica offshore tev…

O carinho de Deus em nossas feridas

Imagem
domtotal.comO que cancela nossos pecados é o perdão de Deus e Sua misericórdia é o modo como nos perdoa.Que tenhamos a coragem de escutar a voz de Deus. Por Clarissa de Oliveira
Muitas vezes nos encontramos em nossos sepulcros interiores, em nossa pobreza e sujeitos a amargura. Existe em nós um apego às fraquezas, a um modo de vida habituado e fechado no pecado. É tempo de sair deste espaço, de deslocar-se e avançar, começando uma nova vida.
Apenas Cristo pode nos ajudar a sair do sepulcro de uma vida no pecado, de áreas mortas existentes em nossos corações. Como fez com Lázaro. Ele, do lado de fora do sepulcro, gritava: “Lázaro, vem para fora” (Jo 11,43). Lázaro, do lado de dentro, envolvido em panos, com mãos e pés amarrados. Quanto esforço para sair daquele buraco, buscar a luz, ir ao encontro de Jesus. Assim vivemos também em nossas lutas, deixando de lado aquilo que “já cheira mal” (Jo 11, 39), que nos leva a morte. Jesus, porém, continua a nos convidar: “vem para fora”.
A atitude…

Portugal: Arcebispo de Braga

Imagem
domtotal.com
Cristo é muito mais que um herói de Hollywood

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo