Postagens

Mostrando postagens de Maio 10, 2014

Mensagem do Papa Francisco para o Domingo do Bom Pastor – 11/05/2014

Imagem
‘Vocações, testemunho da Verdade’
51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

“Copa da Paz”: Arquidiocese de Fortaleza divulga campanha

Imagem
A Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Fortaleza (CE) preocupada com a boa realização da Copa do Mundo no Brasil está engajada no projeto ‘Copa do Mundo, Dignidade e Paz’ promovido pela Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e pela Pastoral do Turismo. O projeto consiste em incentivar a paz e a harmonia durante o evento e realizar ações de combate à violência e realidades que denigrem a dignidade da pessoa. O folder da campanha será distribuído nas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza para informar a população local e os turistas sobre as preocupações durante o campeonato mundial e o material contém também informações com horários, locais e idiomas, onde as missas serão celebradas durante o evento em Fortaleza. Os paroquianos terão informações de como acolher os turistas que estarão nas cidades-sede e ao mesmo tempo denunciar as mazelas geradas pela Copa do Mundo, como por exemplo, o aumento da exploração sexual, o tráfico de pessoas e remoções/despejos de fa…

As consequências de Francisco

Imagem
domtotal.com Por Gian Mario Gillio E Francisco, de fato, entrou no debate protestante e evangélico "desde o início", a partir daquela saudação aos fiéis na Praça de São Pedro (depois da fumaça branca do dia 13 de março de 2013 que elegeu o 266º papa – "bispo de Roma") com aquele simples "boa noite" que inaugurou (e a dúvida é se o próprio Bergoglio estava ciente disso) o novo curso – sem sombra de dúvida divisor para o establishment vaticano – da Igreja Católica Romana, profundamente marcada naqueles meses por escândalos e polêmicas: pedofilia, corrupção e lavagem de dinheiro, este último justamente dentro dos muros do Instituto para as Obras de Religião (IOR), o banco vaticano. Fatos que certamente condicionavam fortemente a imagem da "Igreja do outro lado do Tibre". No entanto, outro nevoeiro – justamente como lembrava Aquilante, vendo em Francisco a futura esperança – ofuscava os muros vaticanos: o precário equilíbrio do caminho ecumênico inic…

Cristo: uma porta grande e aberta

Imagem
domtotal.comCada vez que escutamos uma palavra que dá esperança, devemos seguir a voz de quem a profere.Jesus nos apresenta como uma porta aberta para a livre circulação. Por Raymond Gravel*

Todos os anos, o quarto domingo da Páscoa é o domingo dedicado às vocações, inspirado no evangelho de João 10, o Bom Pastor, dividido em três partes; este ano, temos a primeira parte: Jo 10,1-10. Nesse trecho, o Jesus de João não se apresenta como o pastor das suas ovelhas; ele se apresenta como a porta do curral das ovelhas: uma porta grande e aberta para a livre circulação. Que mensagens podemos extrair deste evangelho de hoje? 1. A vocação decorre do batismo Durante muito tempo, na Igreja, o termo vocação era reservado às vocações consagradas: padres e religiosos(as). Hoje, com a diminuição do número de padres e religiosos(as), o termo vocação ampliou-se e dirige-se a toda pessoa que, pelo seu batismo, se sente chamada a exercer um ministério, uma função, na Igreja, em sua comunidade humana e cri…

As raízes da Igreja pobre segundo o Papa Francisco

Imagem
domtotal.comPor Christian Albini Publicado no meio do Concílio Vaticano II, esse livro nunca perdeu a sua importância e hoje volta a ser, no rastro das palavras do papa, de extrema atualidade. O Papa Francisco nos lembrou que o convite à pobreza, a uma vida pobre em sentido evangélico, nos remete ao "estilo de Deus", aquele Deus que não se revelou com os meios do poder e da riqueza, mas com os da fraqueza e da pobreza. Yves Congar, dominicano francês que participou como teólogo do Concílio Vaticano II, nesse texto, se interroga sobre como a própria Igreja pode aplicar a si mesma aquelas exigências evangélicas que se tem a tendência de reservar aos cristãos individuais. Todos os símbolos de prestígio – bens materiais ou posições de poder – que a Igreja desenvolveu nos séculos passados hoje não são mais compreendidos, mas continuam conservando o "valor geral de um sinal que expressa outra coisa em relação ao serviço evangélico ao qual são dedicados, aqueles que portam tan…

Uma Igreja em saída

Imagem
domtotal.com Os grandes desafios atuais exigem 'uma Igreja missionária toda em saída'. Reafirmou o Papa Francisco esta manhã, sexta-feira 9 de Maio, dirigindo-se aos participantes na assembleia geral das Pontifícias Obras Missionárias, recebidos em audiência na Sala Clementina. "Evangelizar, neste tempo de grandes transformações sociais exige uma Igreja missionária toda em saída, capaz de fazer um discernimento para se confrontar com as diversas culturas e visões do homem. Num mundo em transformação há necessidade de uma Igreja renovada e transformada pela contemplação e pelo contacto pessoal com Cristo, pelo poder do Espírito. É o Espírito de Cristo a fonte da renovação, que nos faz encontrar caminhos novos, novos métodos criativos, várias formas de expressão para a evangelização do mundo atual. É Ele quem nos dá a força para empreender o caminho missionário e a alegria do anúncio, para que a luz de Cristo ilumine quantos ainda não o conhecem ou o rejeitaram. Por isto no…

Bispos aprovam documentos e indicam diretrizes para eleições

Imagem
domtotal.com Ao encerrar a 52ª Assembleia Geral da CNBB nesta sexta-feira, 9 de maio, em Aparecida (SP) os bispos entregaram dois novos documentos e apresentaram indicações pastorais em vista das eleições de 2014. O primeiro documento entregue contempla o Tema Central do encontro deste ano que versou sobre a renovação das paróquias e o segundo trata a questão agrária no país. O primeiro ocupou duas assembleias para ser aprovado, o segundo desde 2009 estava sendo organizado. A respeito das eleições de 2014, os bispos apresentaram o projeto ‘Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014’, onde convocam os cidadãos a se prepararem conscientemente para o momento da eleição. Documento sobre o Tema Central O documento ‘Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia’ encontrou neste ano o campo favorável para ser aprovado. Depois de duas edições, colaboração de dioceses e acréscimos, o documento chegará às Igrejas particulares do Brasil para fomentar uma Igreja missionária seguindo o ape…

Câncer de mama continua a ser o vilão da saúde

Imagem
domtotal.comNo Brasil, em 2011, foram registradas 13.345 mortes, sendo 120 em homens e 13.225 em mulheres.Com a mamografia, é possível checar a presença de lesões mamárias.
Uma em cada três mulheres que fazem exames de rotina no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) é diagnosticada com câncer de mama. Segundo o Icesp, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mais da metade (52%) dos pacientes atendidos na instituição são do sexo feminino e 28% desse universo apresentam neoplasia mamária.
A doença "continua sendo a principal vilã dentro e fora do instituto", cita um comunicado do Icesp, levando mais de 1,2 mil pacientes a procurar o Grupo de Mastologia entre consultas médicas e cirurgias. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse mal é o que mais mata e representa 22% de novos casos a cada ano no mundo.
No Brasil, em 2011, foram registradas 13.345 mortes, sendo 120 em homens e 13…

TV Jangadeiro homenageia as mães com a exibição do filme Eu, Vitória

Imagem

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR