Postagens

Mostrando postagens de Maio 20, 2014

Ópera bufa - Cajuaz Filho

Imagem
Prof.José Cajuaz  Filho* Navegando na internet a pesquisar algo sobre ópera bufa, deparei-me com  o blog portugal-operabufa. blogspot.com.br. Acessei–o e encontrei uma notícia que me interessou, pois, mutatis mutandis, reflete bem a realidade brasileira, hoje, no administrar a justiça. Fiquei pasmado. Mas... o  que fazer se os homens são todos iguais aqui e alhures ? Li estupefato e entrei em solilóquios: Será assim mesmo? Se em terras de além-mar for desse jeito, nas de  aquém-mar também  assim o será e  parece que é. Por quê? Se os habitantes daquelas terras foram nossos colonizadores, herdamos deles tanto esta como outras realidades, muitas vezes, ruins.  Será isso verdade? Eis a cruciante interrogação.  A esta altura do campeonato, esqueci-me da ópera bufa e não mais dela quis saber. Detive-me na notícia e percebi muita coisa semelhante ao que os professores das universidades estaduais do Ceará vivenciam há mais de vinte e cinco anos. Então, ao invés de buscar conhecimento da ópera bufa,…

Movimento para beatificação de Dom Helder ganha impulso

Imagem
Jornal do Brasil A Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou em uma reunião reservada o documento com assinatura de religiosos da regional, para iniciar o processo de beatificação de Dom Helder Câmara, liderança religiosa que se tornou referência na luta pela justiça social no Brasil e foi duramente perseguido durante a ditadura. Defensor de uma igreja mais voltada aos pobres, ficou conhecido durante o regime militar como o "bispo vermelho". O próximo passo da Arquidiocese deve ser recolher assinaturas no resto do país, para então solicitar a abertura do processo ao Vaticano. Dom Hélder nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, no Ceará, e morreu aos 90 anos, em casa, na Igreja das Fronteiras, no Recife, após cinco dias internado no Hospital Português. Suas lutas motivaram quatro indicações ao Prêmio Nobel da Paz, devido à sua projeção no mundo inteiro como o sacerdote que lutava pela justiça social, aliando a missão espiritual ao apoio aos fieis menos favorecidos. Dom…

Irmã Genoveva, a 'Madre Teresa' do Brasil

Imagem
domtotal.comA história da missionária que salvou povo de uma tribo indígena no Mato Grosso.Irmã Genoveva com índios da tribo Apyãwa.
Brasília - O caso da Irmã Genoveva e suas companheiras, como o de Charles de Foucauld e Madre Teresa, são experiências que demonstram como o desejo de fraternidade se realiza verdadeiramente, graças ao amor heroico de poucos. Genoveva, mais conhecida como Veva, viveu 60 anos com os Tapirapé, perto de Confresa, no Mato Grosso. A missionária vivia no vilarejo de Urubú Blanco. Junto com duas irmãs, chegou ao Brasil no dia 24 de junho de 1952, para viver com os Apyãwa da tribo Tapirapé, em condições parecidas àquelas dos nativos, tendo a mesma alimentação e estilo de vida deles.
O antropólogo Darcy Ribeiro considera a experiência “uma das mais exemplares da história da antropologia”, e o teólogo Leonardo Boff a propõe como modelo para a verdadeira “evangelização”. As freiras aprenderam a língua, os costumes e a fé local, conseguindo evitar que aquele povo se…

Selfie: Pe. Geovane Saraiva com Natália, Alexandra e Inês, catequistas

Imagem
Postado por 

Papa: não basta lamentar tragédias dos migrantes

Imagem
|  domtotal.com
Por Iacopo Scaramuzzi
A migração forçada, "que infelizmente assume em certas regiões e em certos momentos o caráter de verdadeira e própria tragédia humana” é um fenômeno de nossa época, que deve ser enfrentada “com uma visão política séria e responsável, que envolve a todos os níveis”. Foi o que disse o Papa Francisco, durante o discurso pronunciado na manhã da última quinta-feira, na audiência com os novos embaixadores ante a Santa Sé da Suíça, Libéria, Sudão, Jamaica, África do Sul e Índia, que foram recebidos por ocasião da apresentação das cartas credenciais. Não podemos nos limitar em lamentar as emergências e tragédias, apontou. “A paz” é o conceito a partir do qual o Papa iniciou o discurso dirigido ao grupo de diplomáticos não residenciais: “Esta palavra resume todos os bens aos quais todas as pessoas e todas as sociedades humanas aspiram”, “uma meta que nunca foi plenamente alcançada, que exige ser buscada novamente por parte de cada geração, enfrentando…

Francisco: "Dinheiro, poder e vaidade não dão a paz que nos dá o Espírito Santo"

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – Como todas as manhãs, o Papa presidiu uma missa na capela da Casa Santa Marta, da qual participaram algumas dezenas de pessoas.
“Quem acolhe o Espírito Santo no coração terá uma paz sólida e sem fim; ao contrário daqueles que optam por confiar de modo ‘superficial’ na tranquilidade oferecida pelo dinheiro e o poder”. Este foi ensinamento proposto por Francisco em sua homilia. “A paz das coisas e a paz da Pessoa, do Espírito Santo: a primeira corre sempre o risco de desaparecer (hoje você é rico e amanhã, não); e a segunda é definitiva, ninguém pode te tirar”, completou o Papa.
Ele começou pelo Evangelho de João, pela leitura do dia: Jesus está para enfrentar a Paixão, mas antes, anuncia aos discípulos: “Eu vos dou a minha paz”. Esta paz é completamente diferente da “paz que o mundo nos dá, que oferece tranquilidade, até certa alegria, mas só até certo ponto”, disse, citando o exemplo:
“Eu estou em paz porque tenho já tudo preparado para viver a vida inteira.…

Amar com o ardor de Jesus Cristo

Imagem
domtotal.comÉ fundamental entender que a ressurreição de Cristo significa ressurreição do mundo e das pessoas.Amar com ardor significa ser capaz de apoiar-se em Deus e de ter uma esperança fundada na ressurreição de Jesus. Por Dom Paulo Mendes Peixoto*
Aproxima-se mais uma solenidade da Ascensão do Senhor, um fato que marca sensivelmente o período pascal. Voltando ao Pai, Jesus realiza, com total plenitude, a Aliança que Deus fez com Abraão no início do projeto de construção de um Povo que fosse sinal de vida e libertação para o mundo. Com isto, as portas da eternidade se abriram para as realidades do ser humano.
As primeiras comunidades cristãs entenderam as propostas do Reino de Deus, porque entre elas, teve destaque a presença do Espírito Santo como guia, abrindo caminhos para a prática da fraternidade. E crescia entre os cristãos o ardor pelo seguimento de Jesus Cristo. O amor supõe doação e vontade de fazer o bem e construir as condições para que a vida seja respeitada com dignida…

Papa pede oração por viagem à Terra Santa

Imagem
domtotal.com Pontífice visitará Jordânia, Palestina e Israel entre os dias 24 e 26 de maio. Cidade do Vaticano- Durante a abertura da 66ª assembleia da Conferência Episcopal Italiana (CEI), o papa Francisco pediu aos bispos para rezarem por ele com vistas à sua viagem à Terra Santa, marcada para ocorrer entre os dias 24 e 26 de maio. Na viagem, o Pontífice passará por Jordânia, Palestina e Israel, nesta ordem. "Façam desta assembleia uma experiência de comunhão, sobretudo nas vésperas dessa viagem em que serei um peregrino em Amã, Jerusalém e Belém, 50 anos após a peregrinação de Paulo VI", afirmou o papa.
Essas palavras foram pronunciadas ao final do seu discurso aos bispos italianos, no qual ele pediu auxílio aos estrangeiros ilegais que chegam aos montes no país em busca de uma vida melhor. "Ajudem a Itália no abraço aos imigrantes. Eles fogem da intolerância, da perseguição, da falta de futuro", disse.
Francisco ainda convidou os membros da CEI a defender "…

Peru: encontro sobre tráfico de pessoas

Imagem
Lima (RV) - “Solidariedade para com a vida e a dignidade das pessoas” foi o tema do encontro organizado pela Conferência Episcopal Peruana nestes dias, por ocasião do lançamento da campanha de solidariedade 2014 “Compartir (compartilhar), dedicada à luta contra o tráfico de pessoas. Personalidades e especialistas apresentaram um panorama da situação atual do tráfico de pessoas no Peru e os desafios a serem enfrentados.
Até agora a Igreja Católica foi um ponto de referência no diálogo com a sociedade civil e o Estado para sensibilizar a opinião pública sobre o tema e oferecer assistência às vítimas deste crime.
Pelo segundo ano consecutivo a Igreja peruana chama a atenção para a gravidade e complexidade desta forma de escravidão contemporânea ligada ao comércio de seres humanos, de pessoas que são literalmene objeto de compra e venda dentro e fora do país e da exploração e outros fins ilícitos. O Peru é considerado uma nação de trânsito e de destino do tráfico internacional com finali…

Aos Bispos Italianos, Papa Francisco pede que se enfrentem as questões, mas sem romper a unidade e recorda quanto recomendava Paulo VI, há 50 anos

Imagem
Dirigindo-se nesta segunda-feira à tarde aos membros da Conferência Episcopal Italiana (CEI), na abertura da assembleia geral, Papa Francisco advertiu que os bispos devem estar próximos das dificuldades das famílias e dos desempregados.
“Entre os lugares em que a vossa presença me parece particularmente necessária e significativa – e a respeito da qual um excesso de prudência seria uma condenação à irrelevância – é a família”, declarou, considerando que os responsáveis católicos devem propor à sociedade atual a “centralidade e beleza” da família.
“Hoje a comunidade doméstica é fortemente penalizada por uma cultura que privilegia os direitos individuais e transmite a lógica do provisório”, observou. Neste contexto, o Papa pediu ainda uma atenção particular “sobre quem está ferido nos afetos e vê ficar comprometido o seu próprio projeto de vida”.
Na sua intervenção, que durou 32 minutos, o Papa falou de “emergência histórica” que “interpela à responsabilidade social de todos” e mencionou e…

Patrimônio de 15 pessoas supera o de 14 milhões

Imagem
domtotal.comNo topo da lista da Forbes está o clã Marinho, dono das Organizações Globo, com 64 bilhões de reais.Bancada do Jornal Nacional, da TV Globo, pertencente à família Marinho. Por Samantha Maia

O patrimônio das 15 famílias mais ricas do Brasil, segundo lista divulgada pela revista Forbes, é dez vezes maior que a renda de 14 milhões de grupos familiares atendidos pelo programa Bolsa Família. De acordo com a publicação americana, os 15 clãs mais abastados do Brasil concentram uma fortuna de 270 bilhões de reais, cerca de 5% do PIB do País. O Bolsa Família, por sua vez, atendeu 14 milhões de famílias em 2013 com um orçamento de 24 bilhões de reais, equivalentes a 0,5% do PIB. Lidera a lista da Forbes a família Marinho, dona das Organizações Globo. Os irmãos Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho, José Roberto Marinho possuem uma fortuna de 64 bilhões de reais. Outra empresa de mídia que aparece na lista é o Grupo Abril, do clã Civita, com patrimônio de 7,3 bilhões de reais. …

Um gigante da ciência ignorado no Brasil

Imagem
domtotal.comParque do Piauí guarda sinais de que o homem chegou ao continente há 100 mil anos Por Talita Bedinelli*

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR