Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2014

Bento, bênção, bendizer, abençoar

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Jesus quer sempre nos dizer que seus seguidores de verdade sabem ouvir sua palavra, entendendo-a e procurando produzir bons e abundantes frutos, dizendo não a um cristianismo superficial, numa junção perfeita entre teoria e prática. Com o desejo de obter uma bela colheita para o Reino, transformam-se em uma terra boa, na qual é sentida a força misteriosa da semente, que é a palavra de Deus.
São Bento, cujo seu dia foi comemorado pela Igreja no dia 11 de julho, viveu deste modo. Aliás, Bento quer dizer bênção, quer dizer bendizer, abençoar. Toda bênção vem de Deus, Senhor da vida, da história e da criação e dele depende a pessoa humana, os animais, a natureza e toda realidade que existe no universo (cf. Gn 1, 22). Bênção é considerada como uma manifestação da força divina e que passa de pai para filho, pela palavra transmitida e mesmo pelo gesto das mãos. Olhemos para Jesus em chamar para si as crianças e as abençoar (cf. Mc 10, 13-16).
É por aí que devemos olhar pa…

O inferno sou eu

Imagem
domtotal.comDante purificado Gilmar P. da Silva SJ* Confesso que não confio muito na razão. Esta, organiza os dados da percepção e forma um mundo na consciência que supomos real. Entretanto, os estados alterados de consciência, descortinam aos olhos uma outra realidade. Neles, os limites entre sonho e aquilo que chamamos real se rompem. Não é menos verdade o mundo visto pelo místico e pelo louco. Estes apenas são organizados por outras instâncias do espírito. O menos racional não é menos plausível.
Talvez por isso eu tenha uma atração pelo surrealismo. Aquilo que a consciência afirma, com seus interditos, dissolve-se no possível da arte. O mundo se liberta das categorias que o forçamos caber. A razão estabelece muitas definições e quer cercar tudo em seus conceitos. Contudo, apesar de toda sua pretensão organizadora, não foi capaz de impedir as grandes guerras, entre as quais surgiu o movimento surrealista. Na verdade, o homem age mais por paixão do que por razão. E insisto em repetir …

Confiança! A colheita será boa

Imagem
domtotal.comUma coisa é certa: é a boa semente que o semeador semeou em seu campo, e é a boa semente que ele irá colher. Devemos confiar no responsável pela colheita e devemos ter paciência e esperança. A reflexão é de Raymond Gravel, padre da Diocese de Joliette, Canadá, comentando as leituras do 16º Domingo do Tempo Comum – Ciclo A do Ano Litúrgico (20 de julho de 2014). Referências bíblicas: Primeira leitura: Sb 12,13.16-19 Evangelho: Mt 13,24-43 Eis o texto: Depois da longa parábola do Semeador, da semana passada, nós temos hoje a parábola quase tão longa do joio semeado no meio da boa semente, mais aquelas mais curtas da semente de mostarda e do fermento na massa... três novas parábolas, três novas comparações para ilustrar o Reino e seu mistério. Apesar de ter nascido na contradição (o joio e a boa semente) e na pobreza (a semente de mostarda e o fermento na massa), o Reino crescerá contra todas as probabilidades. O tempo presente é o tempo da confiança, da paciência e da esperança. V…

Francisco publicará encíclica sobre meio ambiente

Imagem
domtotal.com
Há meses, Francisco está trabalhando em sua nova encíclica sobre a criação e o respeito ao meio ambiente. Segundo fontes vaticanas, consultadas por Rome Reports, pode ser que o escrito seja publicado em inícios de 2015.
A preocupação do Papa com o meio ambiente tem sido tamanha que, em um recente encontro com superiores da ordem franciscana, expressou o quanto está preocupado com este problema e lhes pediu conselho. O padre Michael Perry, OFM, ministro-geral da Ordem de Irmãos Menores, apontou que o Santo Padre quer que a Igreja responda esta crise ecológica mostrando o caminho a seguir.
“Falou do quanto este assunto o preocupa, de que a Igreja necessita encontrar o caminho para responder esta crise ecológica, utilizando o melhor da ciência e contando também com a ajudando das pessoas de boa vontade para chegar a um acordo entre todos”, expressou o frei franciscano, que o entregou, junto com seus companheiros, o documento “Franciscanos para a Ecologia”. Segundo o ministro…

Cibernética - Totó

Imagem
Gonzaga Mota* Podemos dizer que pensar significa conceber ideias, meditar, raciocinar, refletir, enfim, buscar conhecimentos, muitas vezes polêmicos, que possam nos levar a um processo de tomada de posições ou de decisões. Não é fácil pensar. Assim disse Henry Ford: "Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso". 
No momento atual, o número de pessoas pensantes, em termos relativos, a nosso juízo, está caindo. Não somos contra o progresso tecnológico, pelo contrário. Sem a informática e com as atividades em permanente evolução, dificilmente a humanidade teria condições de possuir um melhor padrão de vida, com respeito à realização de seus desejos e necessidades. Todavia, o que não concordamos é a substituição do pensamento humano por um computador, por exemplo. 
Somos a favor tanto da aprendizagem tradicional como da virtual. No entanto, não devemos deixar os métodos ortodoxos da leitura e da pesquisa nos livros, nos …

Santo Padre consternado: eleva as suas orações pelas numerosas vítimas e pelos seus familiares

Imagem
Bom dia, amigos. A Sala de Imprensa da Santa Sé acaba de divulgar uma mensagem do Papa sobre a tragédia do voo 17 da Malaysian Airlines na Ucrânia. "O Santo Padre recebeu com consternação a notícia do desastre com o avião da Malaysian Airlines no leste da Ucrânia, região marcada por fortes tensões. O Papa eleva as suas orações pelas numerosas vítimas e pelos seus familiares, renovando às partes em conflito o sincero apelo pela paz e por um compromisso para que se encontrem soluções de diálogo, com a finalidade de evitar ulteriores perdas de vidas humanas inocentes".

Dissertação analisa cenário nacional pós-protocolo de Kyoto

Imagem
domtotal.comMestrando buscou apontar a responsabilidade civil do Estado Brasileiro frente às metas instituídas pelo documento.

Reflexão para o XVI Domingo do Tempo Comum

Imagem
A demora na realização das promessas de Deus possibilita aos discípulos e a nós, entrarmos em crise. Percebendo essa situação, Jesus conta para eles e para nós, a parábola das sementes.
A Palavra de Deus é, em si mesma, boa e, se bem apresentada, produzirá muitos frutos; mas isso não depende só da Palavra; depende também das diversas situações em que se encontra o terreno onde ela é depositada, isto é, das diversas respostas.
A Palavra é oferecida e exatamente por ser oferecida, conserva em si todo o risco da negligência, do descaso, da não aceitação, da oposição.
De acordo com a parábola, ela poderá ser comida pelos pássaros, poderá cair entre as pedras e não criar raízes e, finalmente, poderá cair entre os espinhos e morrer sufocada.
Vamos refletir sobre cada um desses alertas feitos por Jesus. O primeiro se refere à semente que pode ser ciscada pelos pássaros. É o nosso medo do sofrimento, em relação ao caminho da cruz, tantas vezes abordado por Jesus e a busca incessante de realiz…

Corpo de João Ubaldo Ribeiro é enterrado no Rio

Imagem
Escritor foi enterrado no Mausoléu dos Imortais da ABL, em Botafogo. Jornalista morreu em casa após uma embolia pulmonar, aos 73 anos. Káthia MelloDo G1 Rio No Mausoléu, a tampa do caixão foi retirada para a despedida final da viúva Berenice (Foto: Káthia Mello / G1)

Mais Visitadas

Não ao irracional

Dia Nacional do Livro Infantil: Leitura ainda exerce fascínio para crianças

Pedra rejeitada

Arábia Saudita inaugura 1º cinema do país em evento com convidados ilustres

Garota de 7 anos de Itapebussu impressiona por sua capacidade de declamar cordéis