Postagens

Mostrando postagens de Agosto 31, 2014

Evangelho, eucaristia e oração: o caminho para não sermos cristãos sem consistência

Imagem
Audiências e Angelus > 2014-08-31 13:13:02


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco, na oração dominical do Angelus deste domingo (31), lembrou o Evangelho de Mateus, no ponto crucial em que Jesus, depois de ter verificado que Pedro e os outros 11 tinham acreditado nEle como Messias e Filho de Deus, “começou a mostrar a seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse muito..., que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia” (16,21).

Sobre esse ponto, tanto o Santo Padre como a liturgia deste domingo (31), insistem que “também o apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos de Roma, diz a eles: ‘Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus’” (Rm 12,2).

Papa Francisco: "De fato, nós, cristãos, vivemos em um mundo totalmente integrado na realidade social e cultural do nosso tempo, e é certo assim; mas isso traz o risco de nos transformarmos em ‘mundanos’, que ‘o sal perca o sabor’…

Polícia trabalha para identificar mais racistas

Imagem
domtotal.comDe acordo com a lei que tipifica o racismo como crime, pessoas condenadas podem, inclusive, ser presas.Patrícia Moreira não foi a única a ofender o goleiro Aranha A Polícia Civil do Rio Grande do Sul trabalha na identificação dos torcedores acusados de agredir verbalmente o goleiro Aranha, do Santos, na última quarta-feira (27), em partida disputada em Porto Alegre. Até agora, dois torcedores e sócios do Grêmio foram identificados, entre eles Patrícia Moreira, ,jovem que apareceu em vídeos chamando o atleta de “macaco”. Segundo o comissário Sousa, da 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, que coordena as investigações, os torcedores podem ser intimados a depor na próxima semana.
Leia também: É preciso sentir na pele e na alma

Mais três pessoas foram identificadas pelo Grêmio, que já excluiu os dois sócios de seus quadros. Para ter mais efetividade na investigação, a polícia solicitou as imagens do circuito interno do estádio ao clube, no dia seguinte ao do jogo (28). De ac…

Dilma associa o discurso de Marina ao dos militares

Imagem
domtotal.com Em evento do diretório do PMDB de São Paulo em Jales, nesse sábado, a presidente Dilma Rousseff partiu para o ataque à candidata do PSB, Marina Silva. Em um discurso focado na “defesa das instituições”, a presidente relembrou o período ditatorial para criticar o discursos da ex-senadora de que não governa com partidos, mas sim com pessoas.
“Em uma democracia, quem não governa com partidos está flertando com o autoritarismo”, afirmou a presidente. Ela procurou, também associar o discurso de Marina à ditadura militar que, segundo ela, foi o período em que “poucos e bons” governavam. “Eu me lembro da ditadura, onde o que se dizia era o seguinte: empresário é para fazer negócio, estudante é só para estudar, todas as pessoas têm que trabalhar. Uns poucos, uns bons, governarão”, disse. “Poucos e bons governaram, essa era a visão mais atrasada, que nós na época chamávamos a visão da tecnocracia, de que tinha no Brasil (sic) escolhidos que não eram escolhidos pelo povo e que eram…

Apenas 0,01% do PIB preservaria Mata Atlântica

Imagem
domtotal.comA Mata Atlântica é menor e muito mais degradada do que a floresta amazônica.A quantia equivale a apenas 6,5% do que o Brasil já investe em subsídios agrícolas O Brasil conseguiria preservar a Mata Atlântica investindo apenas 0,01% do seu PIB (Produto Interno Bruto), garante um estudo [Using ecological thresholds to evaluate the costs and benefits of set-asides in a biodiversity hotspot] feito por cientistas e relatado à revista Science. Os pesquisadores afirmam que US$ 198 milhões por ano (o equivalente a cerca de R$ 443 milhões) seriam suficientes para conservar a maioria das espécies e preservar muitos dos benefícios que vêm do ecossistema da floresta, tais como controle de pragas e polinização.A quantia equivale a apenas 6,5% do que o Brasil já investe em subsídios agrícolas e menos de 0,01% PIB anual do país.
A Mata Atlântica é um dos mais importantes e ameaçados ecossistemas do mundo, contendo mais de 1.000 espécies de plantas e mais exemplares de aves que toda a Europ…

Contenção do desmate confronta crescimento

Imagem
domtotal.comA exploração de áreas de floresta para a atividade agropecuária leva a colapsos sociais cada vez mais frequentes.Fronteiras da exploração avançam e crescem também demandas por obras Por Fábio M. Michel

De lá para cá, é verdade que o Brasil instituiu uma série de políticas e medidas que levaram a significativas quedas dos índices oficiais de desmatamento, que chegaram ao menor nível em 2012, aproximadamente 4,5 mil quilômetros quadrados. Os resultados levaram o país a ser considerado pela ONU um exemplo para o mundo de como reduzir o desmatamento e combater a ameaça do aquecimento global, o que foi constatado por um estudo sobre mudanças climáticas produzido pela Union Concerned Scientists (UCS), com sede nos Estados Unidos.O cientista norte-americano Doug Boucher, que foi o coordenador da pesquisa divulgada no mês de junho deste ano em reunião da ONU, realizada na Alemanha, cita a criação de novas áreas de proteção ambiental e de unidades de uso sustentável, além das moratór…

Aprendendo o caminho do coletivo

Imagem
|  domtotal.comEnquanto o individualismo conduz o ser humano à perdição, a generosidade o leva à salvação.É preciso buscar o próprio bem e também o dos outros. Por José Antonio Pagola*

O ditado está registrado em todos os evangelhos e se repete até seis vezes: “Se alguém quer salvar a sua vida a perderá, mas quem a perde a encontrará por mim”. Jesus não está falando de uma temática religiosa. Ele está propondo aos seus discípulos qual é o verdadeiro valor da vida.

O ditado está expresso de forma paradoxal e provocativa. Há duas formas muito diferentes de orientar a vida: uma conduz para a salvação, a outra para a perdição. Jesus convida todos a seguir o caminho que parece mais duro e menos atrativo, pois conduz o ser humano à salvação definitiva.

O primeiro caminho consiste em se aferrar a vida vivendo exclusivamente para si mesmo: fazer do próprio “eu” a razão última e o objetivo supremo da existência. Esse modo de viver, buscando sempre a própria ganância e vantagem, conduz o ser humano…

Padre brasileiro fala sobre o catolicismo na Coreia

Imagem
domtotal.com Aparecida, SP, 31 ago (A12/SIR) - Cinco meses depois de se mudar para a República da Coreia com o objetivo de aprimorar o idioma, Padre Daniel Hayang Lim Koo, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo na Arquidiocese de São Paulo, testemunhou de perto a visita do Papa Francisco à nação asiática entre os dias 13 e 18 de agosto.
O país de maioria budista tem apenas 10,7% de cristãos católicos, mas segundo padre Koo, “há um grande sentimento de respeito e fraternidade entre os budistas e católicos, tanto por parte dos fiéis quanto por parte dos seus líderes”. Nesta entrevista concedida ao A12.com, o sacerdote de ascendência coreana relata um pouco de sua experiência no país que possui 35 bispos e 4.261 sacerdotes, distribuídos em 1.673 paróquias. A12 - O que o levou a partir para a Coreia e quando pretende voltar ao Brasil? Padre Koo - Quando estava exercendo o ministério como Vigário no Brasil, comecei um trabalho junto ao povo coreano que morava nos arredores da paróquia. T…

Filme aborda temas sérios de forma superficial

Imagem
domtotal.comO filme se contenta com clichês sobre personagens.Cena do filme A 100 Passos de um Sonho. Por Alysson Oliveira

Estrangeiro muda para uma pequena cidade no sul da França e seus pratos exóticos começam a fazer sucesso, alterando a dinâmica do pequeno vilarejo e incomodando a elite local. Para o diretor Lasse Hallström, aparentemente, contar essa história apenas uma vez não é suficiente. “Chocolate” não bastou, agora ele dirige “A 100 Passos de um Sonho”.
A trama é basicamente a mesma do filme estrelado por Juliette Binoche, com algumas diferenças. A maior delas é que aqui o diretor, trabalhando com roteiro assinado por Steven Knight, adaptado do romance de Richard C. Morais (no Brasil chamado de “A viagem de 100 passos”), quer falar do caldeirão cultural do mundo globalizado.
Mas é aí que o crème brûllée - para usar uma metáfora culinária rasteira -, passa do ponto, pois as soluções que o filme encontra para a harmonia numa França contaminada por movimentos de extrema direita e …

'Peço a Deus que não sejamos daqueles que escondem os talentos'

Imagem
domtotal.comAparecida, SP, 31 ago (SIR/A12) - O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ,) Dom Orani João Tempesta, presidiu nesse sábado (30) a Santa Missa no Santuário Nacional às 9h, a celebração acolheu a romaria da Arquidiocese do Rio. No início da celebração o Arcebispo apresentou algumas intenções de oração, como os 275 anos do Seminário São José do Rio de Janeiro, pelo ano da Caridade e pelos fiéis da Arquidiocese que vieram em 1500 ônibus do Rio Janeiro para a romaria a Aparecida (SP).

Em sua homilia dom Orani abordou o evangelho do dia “Mt 25, 14-30” que compara o reino dos céus com o homem que ao viajar confia seus bens ao empregados. O cardeal destacou a missão dos católicos em multiplicar os talentos que Deus confia às pessoas. “O Senhor nos deu um trabalho, essa missão que se sucede, e cada um é responsável em responder por essa missão cada uma com um talento, dois talentos etc. Nós viemos aqui hoje justamente para pedir ao Senhor, através das mãos maternais de Maria, que …

Muito triste ver cristãos "diluídos", sal que perdeu o sabor

Imagem
domtotal.com Cidade do Vaticano, 31 ago (SIR) - O cristão está chamado a viver bem inserido no mundo, mas sem ser “mundano”. O risco é que o sal perca o seu sabor, que percamos a carga de novidade que nos vem do Senhor e do Espírito Santo. - Recordou-o Papa Francisco neste domingo (31) ao meio-dia, na Praça de São Pedro, comentando o Evangelho da liturgia dominical, em que Jesus repreende severamente o Apóstolo por ele “pensar segundo os homens, não segundo Deus” e, portanto, sem dar por ela, estar da parte de satanás, o Tentador.

Também São Paulo, na segunda leitura, exorta os cristãos de Roma a “não se conformarem com este mundo, mas a deixarem-se transformar, renovando o seu modo de pensar, para poderem discernir a vontade de Deus”. De fato, nós cristãos vivemos no mundo, plenamente inseridos na realidade social e cultural do nosso tempo, e é justo que assim seja; mas isto comporta o risco de nos tornarmos mundanos, o risco de que “o sal perca o seu sabor”… que o cristão se dilua, p…

Seminário aborda organizações religiosas e o Estado laico

Imagem
domtotal.comBrasília, 31 ago (CNBB) - "Organizações religiosas e o Estado laico: contribuições e desafios". Este é o tema do 3º Seminário Relações Estado e Sociedade, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro, no Instituto São Boa Ventura, em Brasília (DF). Trata-se de uma iniciativa do Coletivo Inter-Religioso para a Relação Estado e Sociedade e que reunirá lideranças convidadas pela organização. 
Dois painéis marcam o Seminário: "Visão internacional do Estado laico e sua percepção no Brasil", com a presença do bispo auxiliar e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, e do professor Silvio Fauto Gil Filho; e "Estado laico e organizações religiosas entre o discurso e a prática", com assessoria do juiz Roberto Arriada Lorea e da representante do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Cristina Vital.

O seminário tem como objetivos fazer memória do processo de elaboração do Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, aperfeiçoar as propo…

Deus sempre nos perdoa, diz papa via Twitter

Imagem
31/08/2014  |  domtotal.com
O papa Francisco disse nesse sábado, dia 30, que "o senhor sempre nos perdoa e sempre nos acompanha".    Em sua conta no Twitter (@Pontifex_pt), ele ainda apontou que "cabe a nós deixar-nos perdoar e deixar-nos acompanhar" por Deus.

A conta oficial do Pontífice superou a cifra de 15 milhões de seguidores. Ele tem contas na rede social nos idiomas Espanhol, Italiano, Português, Francês, Latim, Polonês, Alemão e em Árabe. Ansa

Uso exagerado das 'telinhas' pode insensibilizar crianças

Imagem
Atualizado em 31/08/2014 09h38Estudo indica que jovens que passam muito tempo com aparelhos digitais têm capacidade de empatia reduzida. Da BBC Estudo questiona uso excessivo de tablets e celulares por crianças (Foto: Thinkstock)

O som da metralha

Imagem
Um repertório bélico reúne lembranças das duas grandes guerras mundiais

Arthur Dapieve

O mês que se encerra deu início a um período singular para quem se interessa pelas duas guerras mundiais. Vai de 12 de agosto deste ano — centenário da invasão da Sérvia pelo Império Austro-Húngaro — a 9 de agosto do ano que vem — septuagésimo aniversário da bomba jogada pelos EUA sobre Nagasaki. É como se esses 362 dias comprimissem todas as lembranças da Primeira e da Segunda Guerras.

Aliás, há quem fale num único conflito 1914-1945, ou seja, numa única grande guerra mundial com uma trégua de 21 anos no meio. Presente à Conferência de Versalhes, Lorde Keynes anteviu que uma segunda guerra surgiria de dentro da primeira por causa das sanções econômicas impostas à Alemanha. Além de programas de TV, filmes, livros e reportagens, a música também permite rememorar as duas guerras.
Não é difícil organizar um repertório bélico. Dele podem constar, por exemplo, as duas sinfonias em que Villa-Lobos celebro…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR