Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 12, 2015

Lisboa: Movimentos católicos querem saber «inquietações» da sociedade

Imagem
Agência Ecclesia09 de Janeiro de 2015, às 11:04 Iniciativa «Escutar a cidade» surgiu a propósito do Sínodo diocesano e começa a 15 de janeiro Lisboa, 09 jan 2015 (Ecclesia) – Cerca de 30 movimentos, comunidades e organizações católicas vão juntar esforços a partir de dia 15 de janeiro para a promoção da iniciativa “Escutar a cidade”, integrada na preparação do Sínodo Diocesano de Lisboa. De acordo com o jornalista Jorge Wemans, que integra o Movimento dos Profissionais Católicos (Metanoia), o projeto pretende dar voz a “pessoas de fora da Igreja, que habitualmente não são ouvidas”. “São sessões em que convidamos os católicos da Diocese de Lisboa a ouvirem pessoas que não fazem parte da comunidade, que têm diversas vinculações e sobretudo uma reflexão e um modo de pensar este território, esta diocese”, explica o antigo diretor da RTP2. Ao todo, a iniciativa “Escutar a cidade” vai ser composta por seis sessões de reflexão, com um ritmo mensal, sempre no Fórum Lisboa, antigo cinema Roma, …

Dom Helder foi fundamental para Concílio

Imagem
domtotal.com
Livro mostra que arcebispo de Olinda e Recife foi uma das figuras notáveis do II Concílio do Vaticano. A presença de Dom Hélder da Câmara no II Concílio do Vaticano (1962-65) foi fundamental para que a primavera sonhada pelo papa João XXIII tivesse sucesso. O arcebispo de Olinda e Recife (Brasil) foi uma das mais notáveis figuras do concílio. A sua modéstia leva-o a “não intervir na aula conciliar”, mas a sua “irradiação foi imensa”.
Na obra "O Diário do Concílio – Volume 2", de Henri Fesquet, lê-se que o bispo brasileiro era conhecido em Roma como o pastor dos pobres e que tinha colocado “o seu paço episcopal deles e eles sentem-se como em sua casa”. Era notório e visível que o Papa Paulo VI (agora beato) tinha “uma particular estima” por D. Hélder da Câmara e chegou mesmo a confessar-lhe “toda a influência que ele exercia sobre si mesmo” (Obra citada na página 325).
Dom Hélder Pessoa Câmara OFS (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 — Recife, 27 de agosto de 1999)…

O que observar na viagem do papa à Ásia

Imagem
domtotal.com A viagem consolida Francisco como o 'papa de uma aldeia global'. Por John L. Allen Jr.

O Papa Francisco parte nesta segunda-feira (12) para uma viagem de uma semana para o Sri Lanka e Filipinas, a sétima jornada internacional de seu papado e sua segunda para a Ásia depois de visitar a Coreia do Sul em agosto passado.

Tal como a sua recente nomeação de 15 novos cardeais votantes, com 10 vindos de fora do Ocidente, esta viagem consolida Francisco como o "papa de uma aldeia global".

Se você está procurando uma medida de quão complicado esse passeio vai ser, aqui vai uma: cinco papamóveis diferentes serão utilizados, incluindo dois no Sri Lanka e três nas Filipinas. (Em um toque vintage, um deles é um jeepney convertido, um meio de transporte típico dos filipinos pobres.)

Aqui estão algumas sugestões do que observar ao longo do caminho.

Sri Lanka

No Sri Lanka, a nota superior do papa será provavelmente a harmonia entre as religiões, incluindo a luta contra o extrem…

Papa aos Diplomáticos: Paz, um dom de Deus e uma responsabilidade individual e social

Imagem
2015-01-12 Rádio Vaticana
O Papa denunciou os males que perturbam o mundo, mas exprimiu também o seu apreço por diversas situações que deixam esperar  num mundo de paz e agradeceu a Deus por isso, convidando a evitar “que o nosso olhar seja dominado pelo pessimismo”. Logo depois de ter saudado e agradecido os Embaixadores pelo seu empenho no sentido de “favorecer e incrementar, com espírito de mútua colaboração” , as relações com a Santa Sé, o Papa fez ressoar fortemente a palavra paz  que é um dom de Deus, mas também um convite à responsabilidade individual e social. O Papa evocou o presépio, símbolo dessa paz, mas também da rejeição, do drama do desprezo até à morte na cruz de que Jesus foi objecto. “E, se assim foi tratado o Filho de Deus, ainda pior o são muitos dos nossos irmãos e irmãs” Há uma índole da rejeição – frisou o Papa  - que nos leva a deixar de fora o outro, transformando-o num súbdito a dominar. É uma mentalidade que gera aquela cultura de descarte, cultura  da qual …

Imprensa mundial elogia a histórica marcha

Imagem
domtotal.comTodos os jornais europeus dedicavam sua primeira página à maré humana que invadiu ParisFoto tirada em Madri, no dia 12 de janeiro de 2015 "Histórica", "inesquecível", de Londres a Argel, de Madri a Tel Aviv, a imprensa mundial saudou nesta segunda-feira a demonstração de solidariedade e unidade dos franceses após os atentados jihadistas que abalaram o país na semana passada, apesar de algumas notas dissonantes em países muçulmanos. "Um cortejo fúnebre como nunca antes" (Frankfurter Allgemeine Zeitung), "dia histórico" (Financial Times) ou simplesmente "magnífico" (Daily Mirror), todos os jornais europeus dedicavam sua primeira página à maré humana que invadiu Paris e as grandes cidades francesas no domingo. Uma imagem impactou especialmente os meios de comunicação alemães: "Um gesto para a eternidade: Angela Merkel se volta com os olhos fechados na direção de François Hollande, em uma tristeza cheia de compaixão",…

Robert Stone, romancista americano finalista do Pulitzer, morre aos 77 anos

Imagem
Escritor ganhou o National Book Award em 1975 por livro sobre Vietnã. 'Dog soldiers' virou filme com Nick Nolte; autor tinha doença pulmonar. Da EFE
O romancista americano Robert Stone em foto de
7 de novembro de 2013 (Foto: Bebeto Matthews/AP) O escritor americano Robert Stone morreu neste sábado (10) aos 77 anos em sua casa em Key West, na Flórida, Estados Unidos, informou neste domingo (11) o jornal "The New York Times". De acordo com seu assessor, o autor nova-iorquino, nascido no Brooklyn em 1937, morreu por causa de uma doença pulmonar crônica. Stone foi duas vezes finalista do prêmio Pulitzer, e ganhou em 1975 o National Book Award por seu romance "Dog soldiers". Na obra, ele narra a história de um jornalista que trafica heroína do Vietnã, país no qual o escritor esteve como correspondente durante a guerra. "Dog soldiers" foi adaptado ao cinema em 1978 com o título "Who'll stop the rain", um filme protagonizado por Nick Nolte. St…

'Boyhood' é o principal vencedor do Globo de Ouro 2015; veja ganhadores

Imagem
72ª edição da premiação aconteceu neste domingo (11), em Los Angeles. Dentre melhores séries, destaques foram 'Transparent', 'Fargo' e 'The Affair'. Do G1, em São Paulo
Diretor e atores de 'Boyhood' com os prêmios do Globo de Ouro. (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP) "Boyhood" foi o principal vencedor da 72ª edição do Globo de Ouro, que aconteceu na noite deste domingo (11), em Los Angeles, nos Estados Unidos. "Transparent", "Fargo" e "The Affair" foram os destaques entre as séries, com dois prêmios cada um.Veja abaixo a lista com os todos os vencedores do Globo de Ouro 2015. GLOBO DE OURO 2015 Saiba mais da premiação do cinema e da TV tempo realfotos da cerimôniafotos do tapete vermelhoclooney homenageado

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo