Pular para o conteúdo principal

O TURISMO DA FÉ NO BRASIL

8,1 milhões das viagens domésticas no país são motivadas pela fé.

Por Rômulo Ávila*
Repórter Dom Total

Movida pela fé, há mais de 30 anos a dona de casa Maria de Fátima Assis, 64, vai ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, anualmente para agradecer bênçãos alcançadas e pedir proteção da Padroeira do Brasil. “Minha irmã faz compromisso e a gente vai todos os anos. Minhas irmãs fizeram ‘promessa e eu alcancei, pois só ficava no hospital”, testemunha Maria de Fátima, curada de um problema psiquiátrico.
A fé que move a dona de casa é a mesma de que leva outros milhões de brasileiros a mais de 100 atrações religiosas distribuídas em 344 municípios do país. A pé, carregando cruz, a cavalo, de bicicleta ou em excursões, romeiros de todas as classes sociais e idades movimentam o turismo religioso no país.
Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é apenas um dos destinos.
Em Minas, as cidades históricas despertam cada vez mais o interesse de peregrinos. Um dos destinos mais visitados no Estado é o Santuário Nossa Senhora da Piedade, que completa 250 anos de peregrinação em 2017.  No mesmo ano, a Igreja festeja os 300 anos de aparição de Nossa Senhora da Aparecida. Por isso, o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez, em 2015, um convite ao papa Francisco para participar das comemorações. O pontífice ainda não respondeu.
O santuário é o ponto de chegada do Caminho Religioso da Estrada Real. O outro extremo é justamente o Santuário Nacional de Aparecida. O peregrino pode percorrer o caminho das mais diversas formas.  Ao todo, são 1.032 km que perpassam 38 municípios, sendo 33 em Minas Gerais e cinco em São Paulo.

O turismo religioso faz parte da história de Minas Gerias, que desde o período colonial sempre deu importância ao movimento. Cidades como Congonhas, Sabará, Ouro Preto, Caeté, Tiradentes, São João Dey Rey são destinos certos de turistas que manifestam fé e devoção por meio de procissões, festas, romarias e outras diversas tradições religiosas. 
Além de movimentar a economia, o turismo religioso ajuda a preservar o patrimônio histórico, cultural e artístico das cidades. 


**Alguns destinos da fé:

Ouro Preto (MG)
Rituais do século XVIII permanecem vivos nas cerimônias de Ouro Preto (MG), com a mesma naturalidade que marca a integração da comunidade na cidade colonial. Durante a Semana Santa, a cidade celebra cerimônias coordenadas pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar. No largo da igreja do Rosário, acontece a cerimônia do lava-pés. Procissões, ofícios e celebrações se sucedem nos diversos templos da cidade. Durante todo o ano, turistas podem conferir a preciosidade da arte barroca existente nas diversas igrejas da época colonial. 


Aparecida do Norte (SP)
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: Um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil é Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, que recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. É onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um dos maiores templos católicos do mundo. 


Uma imagem da santa de 29 centímetros é a principal atração do local, considerado a capital das romarias. A imagem teria sido encontrada por pescadores, no Rio Paraíba, na segunda quinzena de outubro de 1717.
No dia 12 de outubro, data comemorativa ao dia de Nossa Senhora Aparecida, devotos de todos os cantos do País visitam o Santuário. Neste dia, milhares de pessoas acompanham festejos, missas e manifestações em respeito à Santa. 


Bragança (PA)
Marujada (PA): A cidade de Bragança, a 210 km de Belém, promove a forte devoção a São Benedito, tradição local desde 1798. Uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, a Marujada reúne em Bragança cerca de 80 mil pessoas para homenagear São Benedito. Caracterizada pela dança e pelo predomínio da figura feminina, a festividade teve início no final do século XVII, quando escravos negros organizaram uma Irmandade em louvor ao Santo Preto.


A Marajuda acontece entre 18 e 26 de dezembro e é uma das festas religiosas mais populares do Pará. Conheça a Marujada. 
É também no Pará que acontece o Círio de Nazaré, em Belém, uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de 1,5 milhão de pessoas no segundo domingo de outubro.


Nova Trento (SC)
Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro (SC): Nova Trento (SC) é o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros no País, atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo.

A cidade, símbolo do turismo religioso no Sul do País, apresenta dois santuários: Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, e o Santuário da Madre Paulina, que recebe cerca de 70 mil peregrinos por mês.Entre os eventos religiosos, destaque para o dia 30 de maio, que deverá receber devotos para uma peregrinação interna, de 30 km, unindo os dois santuários, Nossa Senhora do Bom Socorro e Santa Paulina.

Santa Cruz (RN)
Estátua de Santa Rita de Cássia (RN): A cidade do agreste do Rio Grande do Norte abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura. O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo, inaugurado há mais de 4 anos, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes. 


Considerado pelo Ministério do Turismo o principal destino religioso da região Nordeste, Santa Cruz atrai multidões no mês de maio, durante a Festa da Padroeira de Santa Rita de Cássia.
Além disso, a cidade realiza mais quatro romarias durante o ano: Romaria da Coroa de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de cada mês; Romaria Eucarística, na segunda quinzena de abril; Romaria da Gratidão, no dia 12 de outubro; e Romaria Mariana, realizada na segunda quinzena de julho. 


Trindade (GO)
Trindade, em Goiás, é conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno e por atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.
A festa do Divino Pai Eterno acontece entre 26 de junho a 5 de julho. Durante o evento, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros e outros devotos. 
A devoção ao Divino Pai Eterno tem mais de 170 anos. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora.


Bom Jesus da Lapa (BA)
Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa: O Município de Bom Jesus da Lapa, localizado na região sudoeste da Bahia, a aproximadamente 800 km da capital do estado, é conhecido como “a capital baiana da fé”.
O título se deve ao fato de o local receber, todos os anos, romeiros de todo o País para a romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que está entre as três maiores do Brasil - junto com a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, e do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará.


As celebrações religiosas destas romarias têm como cenário o Santuário do Bom Jesus da Lapa, que fica dentro do Morro do Bom Jesus, com 90 metros de altura e com todas as suas grutas.
No dia da festa, em 6 de agosto, e na semana que a antecede, dados da Prefeitura Municipal indicam que o município recebe cerca de 400 mil romeiros.


Juazeiro do Norte (CE)
Procissão das velas - Juazeiro do Norte (CE): A Romaria a Juazeiro, em Juazeiro do Norte (CE), recebe cerca de 2,5 milhões de devotos de Padre Cícero por ano. São, em média, 500 mil somente na Romaria de Finados, no dia 2 de novembro, de acordo com a Prefeitura de Juazeiro do Norte.

As peregrinações acontecem há cerca de 120 anos, quando a cidade era apenas um vilarejo com poucas casas. Curiosos passaram a vir de todos os lugares atraídos pela notícia de que hóstias consagradas estavam se transformando em sangue na boca da beata Maria de Araújo, sendo que a primeira e várias outras consagrações da hóstia se deu pelas mãos de Padre Cícero. 
Redação DomTotal
* Com informações da Agência Minas e do Ministério do Turismo ** Informações retiradas do Portal do Brasil (www.brasil.gov.br)

Comentários