Pular para o conteúdo principal

OS PAÍSES QUE MAIS QUEREM O PAPA FRANCISCO

Mais de cinco de cada 10 habitantes do mundo (54%) têm uma visão positiva do Pontífice.
Uma pesquisa publicada pela associação de mercados e sondagens WIN/Gallup International concluiu que a Espanha é o sétimo país do mundo com melhor opinião sobre o Papa Francisco, com 80% de avaliações favoráveis, acima da média mundial (54%). Na frente ficam países como Portugal (94%), Filipinas (93%), Argentina (89%), Colômbia (84%) e Líbano (80%).
A sondagem, que recolheu as opiniões de 63.272 pessoas de 64 países dos cinco continentes, revelou que mais de cinco de cada 10 habitantes do mundo (54%), independentemente de sua religião, têm uma visão positiva do Papa Francisco, frente a 12% que o avaliam de forma desfavorável e 34% que preferem não opinar.
Atendendo às diferentes religiões, as avaliações positivas sobre o Pontífice crescem entre os católicos, atingindo 85%. Também 65% dos judeus dizem ter uma opinião favorável, frente a 33% dos budistas e 28% dos muçulmanos. Isto não quer dizer que a maioria dos crentes destas duas confissões faça uma avaliação desfavorável de Francisco, mas que em sua maior parte (57% e 55%, respectivamente) não o conhecem, segundo o estudo.

Ambiente favorável na América Latina
Por continentes, as melhores avaliações do Pontífice encontram-se na América Latina (77% das opiniões favoráveis), seguida pela América do Norte (63%) e pela União Europeia (62%). No norte da África e no oeste da Ásia, prevalecem as respostas ‘não sabe/não responde’.
Concretamente, os países que encabeçam o ranking dos que têm uma melhor imagem do Papa são Portugal, Filipinas e Argentina, com mais de 85 pontos – resultado do cálculo da diferença entre as opiniões favoráveis e as desfavoráveis. Enquanto isso, apenas três países registram mais avaliações negativas que positivas: Tunísia (25% de desfavoráveis frente a 15% de favoráveis), Turquia (26 frente a 13) e a Argélia (28 frente a 9).
Dos dados também se desprende que a imagem do Papa é melhor quanto maior é a idade dos entrevistados e seu nível educativo. Assim, 62% dos maiores de 55 anos fazem uma avaliação positiva de Francisco frente a 48% dos menores de 35 anos. Além disso, aqueles que completaram a educação superior são mais favoráveis ao Pontífice (63%) do que aqueles que receberam educação básica ou nenhuma (42%).
Em comparação com outros líderes mundiais, o Papa, com 41 pontos, situa-se na frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (30), da chanceler alemã Angela Merkel (13), do primeiro-ministro britânico, David Cameron (10), do presidente francês François Hollande (6) ou do presidente russo, Vladimir Putin (-10).
ABC, 28-03-2016.

Comentários