Pular para o conteúdo principal

BEJA: PRÉMIO INTERNACIONAL «TERRAS SEM SOMBRA» DISTINGUE ARQUEÓLOGO SÍRIO ASSASSINADO EM PALMIRA

Agência Ecclesia 29 de Junho de 2016, às 12:30
        
Iniciativa conta com a presença de Jorge Sampaio e do ministro da Cultura

Beja, 29 jun 2016 (Ecclesia) – O Festival ‘Terras sem Sombra’ (FTSS) vai distinguir este ano o o arqueólogo sírio Khaled al-Asaad, assassinado em Palmira às mãos do autoproclamado Estado Islâmico, em 2015.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, que promove o festival, informa que a cerimónia de entregue dos prémios se realiza sob a presidência do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, este sábado, no Auditório do Centro das Artes em Sines, a partir das 18h30.

Khaled al-Asaad, que nasceu e morreu na cidade de Palmira, vai ser distinguido na categoria de ‘Património Cultural’.

A laudatio ao antigo diretor do Departamento de Arqueologia de Palmira vai ser pronunciada pelo ex-presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, e o galardão vai ser recebido por dois jovens sírios, que estudam arqueologia nas universidades de Lisboa e Coimbra.

O Prémio Internacional ‘Terras sem Sombra’ 2016 vai distinguir na categoria de ‘Música e Musicologia’ o diretor do Festival de Lucerna (Suíça), Michael Haefliger, apresentado como “o mais importante do mundo”.

O diretor do DPHA José António Falcão destaca que o músico e programador alemão constitui “uma referência para a difusão da música erudita”.

O elogio do homenageado vai ser da responsabilidade do diretor artístico do FTSS, Juan Ángel Vela del Campo.

Já a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal vai receber o prémio dedicado à ‘Salvaguarda da Biodiversidade’.

José António Falcão, também diretor-geral do FTSS, assinala o “exemplo de intervenção da sociedade civil na defesa da biodiversidade”.

O elogio à associação, que surgiu em 1996 com o objetivo de mobilizar voluntários para trabalhos de reflorestação, vai ser feito pelo professor catedrático de História e Filosofia, Viriato Soromenho Marques.

A sessão de entrega do Prémio Internacional ‘Terras sem Sombra’ termina com um recital da soprano Ana Cosme, do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, e do pianista Nuno Lopes, no este sábado, no Auditório do Centro das Artes em Sines.

O galardão consta de um diploma e de uma obra de arte encomendada a um artista contemporâneo e foi instituído em 2011 para homenagear uma personalidade ou instituição que se tenham destacado, “a nível global”, nos três pilares que norteiam o festival do Baixo Alentejo: “Promoção da Música, valorização do Património Cultural e a salvaguarda da Biodiversidade.”

A 12.ª edição do FTSS realizou-se com tema «Torna-Viagem: o Brasil, a África e a Europa (Da Idade Média ao Século XX)» e começou a 27 de fevereiro em Almodôvar, tendo percorrido mais sete municípios - Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja.

CB/OC

Comentários