Pular para o conteúdo principal

EU TENHO VERGONHA

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Noutras ocasiões, escrevi artigos com igual título. Poderia até não mais reescrevê-lo, limitando-me a republicá-lo – e isso poderia ser feito toda semana -, porque a vergonha é a mesma e as razões também.

Podemos e devemos nos envergonhar de nossos erros, defeitos, de nossos gestos mesquinhos, de nosso comportamento inadequado ou injusto com alguém, por termos emitido um mal juízo de valor acerca de determinada pessoa. Até aí tudo bem. Somos humanos. Erramos. Temos defeito e é justamente isso que nos torna maravilhosamente humanos. O mais interessante de se ter vergonha de si mesmo é quando reconhecemos as causas desse sentimento e com ele aprendemos.

Nós brasileiros, estamos passando por um momento em que todos nós nos envergonhamos com as coisas que estão acontecendo no país, e não é de hoje, mas somente agora tudo ficou às claras, escancarado. O tapete ficou pequeno demais para esconder tanta sujeita.

Corrupção, caixa dois em campanhas políticas financiadas por empresários, desvio de verbas públicas, propinas, enriquecimento ilícito às custas do dinheiro público, nada disso é novidade. Não sei quem inventou, mas sei que não é fato novo.

A grande diferença é que antes nós sabíamos, mas não tínhamos provas. Agora, as provas sobram e estão estampadas nos jornais e revistas, estão registradas em conversas telefônicas, em filmagens, em redes sociais, estão declaradas em depoimentos gravados em áudio e vídeo, ao vivo e a cores.

Eu tenho vergonha, como sei que o nobre leitor também o tem, de tanto escândalo envolvendo políticos, com os mandos e desmandos feitos com o dinheiro público, o dinheiro de nossos impostos. Eu tenho vergonha quando escuto falar somente em milhões e um pobre ao lado pede um real para completar o prato de comida. Eu tenho vergonha quando vejo políticos sem qualquer preparo, educação, decoro e compostura, esbanjando falso moralismo, nadando em milhões, quando profissionais preparados, qualificados, com mestrado e doutorado, mendigam emprego ou melhoria de salários. Eu tenho vergonha quando vejo um Congresso Nacional tão desqualificado, quando temos milhares de pessoas munidas de bons propósitos, trabalhando com dificuldades para manter algum projeto social, para ajudar o próximo. Eu tenho vergonha por saber que sobrarão poucas pessoas íntegras e decentes nesse mar de lama de corrupção.

Eu tenho vergonha por saber que essa vergonha deveria ser sua, senhor político, mas é nossa! 

*Presidente da Academia Metropolitana de Letras, escritora e Promotora de Justiça

Comentários