Pular para o conteúdo principal

ÓLEO DE PEROBA

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Óleo de Peroba. Item em falta nos supermercados de Brasília. Item que já começa a faltar nos demais supermercados do país. 
Brasília. Capital federal. Capital política do país. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados e Senado Federal. Representantes eleitos democraticamente pelo povo, encarregados de legislar a favor do Brasil e dos interesses do povo brasileiro. Essa última parte foi totalmente suprimida. Aliás, há muito tempo, somente agora podendo ser nitidamente comprovada de forma clara como a luz do sol.

O papel do Congresso Nacional agora é criar uma legislação capaz de blindá-los e protegê-los da operação Lava Jato e de tantas outras em que seus membros estão envolvidos. A pressa é grande. O recesso de aproxima. É preciso desengavetar os projetos de lei capazes de proteger os corruptos e corruptores, escondendo tudo debaixo dos tapetes verde e azul. É hora de todos os partidos se unirem, da esquerda, da direita, do centro. Essa união é imprescindível para a garantia de sua sobrevivência, do contrário, não restará ninguém para contar a história de tanta roubalheira.

É preciso calar a imprensa. É preciso intimidar a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário. Esse pessoal está indo longe demais. Esse pessoal está descobrindo tudo e não deixará pedra sobre pedra. É preciso impedi-los.

O Congresso Nacional se articula para fazer passar uma lei que disciplina sobre novas modalidades do que pode ser considerado abuso de autoridade. Se o juiz mandar prender algum figurão envolvido em corrupção, responderá por abuso de autoridade. Se isso for em sua casa, submetendo-o a vexame – pois toda prisão é vexaminosa – poderá o juiz ser preso e condenado por abuso de autoridade. O mesmo acontecerá com a polícia e o Ministério Público.

Nenhuma investigação pode vazar para a imprensa, ser divulgada e transmitida pelos meios de comunicação. Isso fere a privacidade da pessoa investigada. O povo não tem o direito de saber que seu dinheiro está sendo desviado e mal empregado pelos desonestos de plantão. As investigações deverão ficar na surdina.

Mas nos Estados Unidos é assim! Vazamento de informações dá cadeia para aquele responsável pelo vazamento! É muito pretensiosa mesmo essa comparação!
É isso o que está prestes a ocorrer no Brasil, mais uma vez, o Legislativo Federal presta um grande desserviço ao país e à democracia.

Óleo de peroba em falta. Em época de crise, talvez seja um bom investimento. 

*Promotora de Justiça, Presidente da Academia Metropolitana de Letras, Escritora...

Comentários