Pular para o conteúdo principal

Técnico de Portugal testemunha a fé após vitória na Eurocopa

Vencendo a França, Portugal conquistou a Eurocopa 2016; técnico enfatizou agradecimento a Deus e à Virgem Maria em discurso em Paris

Da Redação, com Agência Ecclesia
Seleção desembarca em Portugal após vitória e exibe a taça / Foto: Reprodução Reuters
Seleção desembarca em Portugal após vitória e exibe a taça / Foto: Reprodução ReutersSeleção desembarca em Portugal após vitória e exibe a taça / Foto: Reprodução Reuters
Fernando Santos, treinador da seleção portuguesa de futebol que este domingo, 10, foi campeã da Europa 2016, evocou a sua fé católica no discurso de agradecimento que leu em Paris.
“Em primeiro lugar e acima de tudo, quero agradecer a Deus Pai por este momento e tudo aquilo da minha vida”, disse em uma declaração que havia escrito semanas atrás, antes do resultado. A carta que Fernando Santos escreveu no seu quarto, agradecendo a Deus, foi lida antes das perguntas dos jornalistas na coletiva de imprensa após a final do campeonato.
“Por último, mas em primeiro, quero ir falar com o meu maior amigo e sua mãe [Jesus Cristo e a Virgem Maria], dedicar-lhe esta conquista e agradecer por me ter convocado e agradecer por me ter concedido o dom da sabedoria, da perseverança e humildade para guiar esta equipe, com Ele a ter-me iluminado e guiado. Por tudo o que espero e desejo seja para glória de seu nome”, declarou o técnico português.
Portugal foi campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, vencendo a anfitriã França por 1 a 0, após prorrogação, com golo de Éder, num encontro disputado na capital francesa.
“Não vale a pena projetar, porque só Deus sabe o que vai acontecer na nossa vida”, declarou Fernando ao explicar como começou sua relação mais próxima com a fé e a Igreja católica.
A relação com “Cristo vivo” e a vivência dos seus valores marcaram o percurso de Fernando Santos no mundo do futebol profissional. “Sempre antes do jogo entrego a minha equipe, ofereço-a a Ele, que nos dê a força, a concentração, que leve os meus jogadores a estarem motivados”, realça o técnico.
Já no sábado, o cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, disse que esperava a vitória de Portugal na final do Euro 2016, para que fossem “coroados de êxito os esforços da equipe, do treinador e todos aqueles que colaboram na seleção”.

Comentários