Pular para o conteúdo principal

Congresso Internacional discute a problemática da violência e busca alternativas para o tema

Terá início hoje (8) e segue até sábado (10), o  1° Congresso Internacional sobre Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça (I CIVIP). O evento é realizado pelo Centro Universitário Estácio do Ceará em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal (UFC), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

O congresso, que será realizado no Anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, tem como objetivo discutir o problema da violência a partir de perspectivas multi e transdisciplinares entre Linguística, Literatura, Psicologia, Direito e áreas afins. Além disso, apontar atitudes e ações que visem não somente a conscientização, mas, também, o enfrentamento de situações relativas à insegurança, e buscar alternativas para um melhor gerenciamento do problema.
Terá início hoje (8) e segue até sábado (10), o  1° Congresso Internacional sobre Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça (I CIVIP). O evento é realizado pelo Centro Universitário Estácio do Ceará em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal (UFC), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O Evento
No CIVIP, os temas serão discutidos por meio de palestras, mesas-redondas, e sessões deposters. Na conferência de abertura, nesta quinta-feira (8), às 20h30, o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, falará sobre “Violência, Criminalidade e Resposta Penal: Uma Visão Crítica”.

Na sexta-feira (9), às 8h30, será realizada a conferência magna, ministrada pelo pesquisador de Linguística Cognitiva da Universidade de Bordeaux Montaigne (França), Jean-Rémi Lapaire, que discutirá a “A Gramática verbal e não verbal da violência na prisão. Revisitando o Experimento de Stanford”.

Já no sábado (10), o encerramento acontecerá às 8h30, com a conferência “A Cortesia/Polidez Ritual e a Cortesia/Polidez Estratégica: armas contra a agressividade e violência verbais”, realizada pela professora da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal), Isabel Seara.

Serviço:
1° Congresso Internacional sobre Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça
Data: De 8 à 10 de setembro de 2016
Local: Anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 2674 – Aldeota
 civip2016.com

Comentários