Pular para o conteúdo principal

Inaugurado na Índia 1º hospital dedicado a Madre Teresa

Hospital com 25 leitos estava em construção há quatro anos e tem estrutura para lidar com doenças como tuberculose

Da Redação, com Rádio Vaticano
A Diocese de Miao, no Estado de Arunachal Pradesh, nordeste da Índia, inaugurou o primeiro hospital dedicado à Santa Teresa de Calcutá. A cerimônia de inauguração foi nesta quinta-feira, 8.
O pequeno hospital, de 25 leitos, estava em construção há quatro anos e representa uma bênção para os habitantes do distrito. “Na região, havia extrema necessidade de um hospital”, afirmaram funcionários presentes na inauguração.
O bispo de Miao, Dom George Pallipparambil, explicou o motivo para dedicar o hospital à Madre Teresa. “Este Instituto quer recordar que Madre Teresa e a misericórdia caminham juntas. Estamos muito orgulhosos de poder dizer que Madre Teresa visitou a nossa diocese. Depois de muitas dificuldades, visitou Arunachal Pradesh em 1993. A diocese de Miao pretende unir-se à celebração da canonização de Madre Teresa, honrando-a com este hospital”.
Graças ao hospital, os tribais que vivem no território de Arunachal Pradesh não precisarão mais percorrer 100 km e dirigir-se ao Estado vizinho de Assam, quando precisam de cuidados médicos.  Mesmo que restem obras a serem finalizadas, o Instituto é aberto com uma estrutura de base habilitada para o tratamento de doenças como tuberculose, malária, icterícia, que são comuns nesta parte do nordeste da Índia e que, mesmo curáveis, até hoje são causa de mortes entre os tribais.
Madre Teresa de Cacutá, a quem o hospital é dedicado, foi canonizada no último dia 4 de setembro.

Comentários