Pular para o conteúdo principal

Dom Geraldo Nascimento, 80 anos, nos passos de Francisco de Assis

 Por     

A primeira missa

Lema de bispo: Fome e sede de justiça
Dom Frei Geraldo Nascimento (18/05/1936), aluno do curso ginasial do então Colégio Salesiano Domingos Sávio de Baturité - CE. Já o curso científico foi realizado no Colégio Cearense (Maristas) de Fortaleza-CE. Após o segundo grau, a expectativa era grande em torno do jovem Geraldo, muito bem preparado para fazer o vestibular para medicina; mas sua medicina foi outra, a de ingressar nos Convento dos Frades Capuchinos e ser médico das almas. Ordenado sacerdote na Igreja do Coração de Jesus por Dom José Delgado (29/06/1967) e ordenação episcopal, na Catedral do Metropolitana de Fortaleza, pelo Cardeal Aloísio Lorscheider (22/12/1982).

Família
De Sanador Pompeu - CE
Jovem Frade

A ordenação sacerdotal
 
Ordenação episcopal - bispo
Dom Geraldo celebra a eucaristia, na condição
de bispo auxiliar de fortaleza
Serviu o exército
Resultado de imagem para Dom Geraldo Nascimento, 80 anos, nos passos de Francisco de Assis
Dom Geraldo configurado com Francisco de Assis, que assim rezava:
"Meu Deus e Meu Tudo! O Amor não é amado!".

 Crônica: Dom Aloísio, o irmão da gente*

Acho muito difícil expressar com palavras a experiência vivida ao lado da pessoa de D. Aloísio. Seria muito mais fácil enumerar tantas coisas que ele realizou e organizou em nível de Regional Nordeste I e em nível de nossa Arquidiocese de Fortaleza. Todavia, prefiro olhar para Dom Aloísio como o irmão da gente. O irmão de todos. Ele foi sempre o irmão que procurou caminhar com todos, respeitando o ritmo, a mentalidade e o limite de cada pessoa. Soube esperar. Soube escutar. Soube ser paciente. Soube acreditar nas pessoas. Soube denunciar com vigor o mal, a injustiça, sem condenar as pessoas. Soube manter acesa a mecha fumegante e o caniço rachado (Isaías, 42).

Dom Aloísio procurou sempre criar comunhão e participação. Quis sempre caminhar em conjunto. Nunca sozinho. Certa vez, diante de um problema que deveria ser resolvido com urgência, e como arcebispo poderia decidir sozinho, ele me disse: vou esperar um mês, mas não resolvo esse problema, sem o envolvimento e participação do conselho presbiteral.

Dom Aloísio foi o irmão que se inculturou profundamente na realidade de seus irmãos e irmãs cearenses. Soube ser sensível aos sentimentos, valores, aspirações e dores do povo. Ele foi, sobretudo, um corajoso defensor e promotor da vida. Sua presença foi sempre marcante onde a vida era mais oprimida e ameaçada: nos conflitos de terra, nas ocupações, nos despejos, nas greves, nas favelas, nos presídios. Foi o amigo, o irmão e o companheiro dos pobres. Ele fez a experiência do pastor que arrisca a própria vida em favor de seus irmãos e irmãs mais fracos e abandonados.

Dom Aloísio deixa para todos nós uma bonita lição de amor à vida, de amor à pessoa humana, de amor aos pobres. Ele foi realmente para todos nós o irmão da gente. 

*Dom Geraldo Nascimento, bispo auxiliar de Fortaleza

Comentários