Pular para o conteúdo principal

Escritor cearense Raymundo Netto é finalista do Prêmio Jabuti

O universo de escritores cearenses visitado em crônicas absurdas que dialogam com o cotidiano e a história de Fortaleza. Este é o mote de Crônicas Absurdas de Segunda, livro do escritor cearense Raymundo Netto, anunciado ontem como finalista na categoria Contos e Crônica do 58º Prêmio Jabuti, o mais renomado da literatura brasileira. O livro é publicado pelas Edições Demócrito Rocha e reúne crônicas publicadas às segundas-feiras entre 2007 e 2010 no caderno Vida & Arte.
“Promovi nessas crônicas encontros com escritores, vivos ou mortos, e os coloco, de forma absurda, para falar da Cidade. Me valia de interpessoalidade, tentava captar voz, trejeitos, pensamentos do escritor para pôr esses elementos no texto.
As crônicas são como caricaturas desse escritores”, comenta Raymundo Netto.
Editor adjunto das Edições Demócrito Rocha e colunista do O POVO, Raymundo conta que o livro, o primeiro inscrito na premiação, celebra os dez anos dele como escritor e, publicado em 2015, acaba de ficar esgotado. “O prêmio pode provocar que outra edição venha, que o livro chegue a mais gente”, projeta o escritor.

Esse é o principal desejo de Raymundo e vai ao encontro de uma novidade inaugurada no Jabuti deste ano. A parceria com o e-commerce multinacional Amazon fará com que as obras finalistas das categorias Romance, Contos e Crônicas e Poesia passem pelo crivo de leitores e concorram ao prêmio Escolha do Leitor. Os leitores podem conhecer os títulos concorrentes, baixar amostras gratuitas ou comprar em formato eBook, e depois realizar as avaliações.
“O livro é dedicado ao leitor desconhecido. Encontrar com leitores desconhecidos, saber o que o livro vai provocar e chegar a alguém que não sei quem é, é sempre o melhor prêmio”, conta.
Nesta edição, o Prêmio Jabuti recebeu  2.400 inscrições. O anúncio desta sexta foi dos 10 finalistas das 27 categorias da primeira fase. O grandes vencedores serão anunciados em premiação que acontece em São Paulo, no dia 24 de novembro.
Multimídia
Vote na Escolha do Leitor em www.amazon.com.br/premiojabuti
Conheça os finalistas de todas as categorias http://bit.ly/2f0BcIj
DOMITILA ANDRADE

Comentários