Pular para o conteúdo principal

Praça Portugal celebra o natal e é um dos atrativos de Fortaleza

Durante o mês de dezembro, a Praça Portugal se enfeita para comemorar a chegada do natal. Época de aproximar pessoas e distribuir carinho. Mesmo com a correria do movimentado bairro, a decoração não passa despercebida para os moradores e frequentadores do local

Foto: Assessoria / Dégagê
Ir a praça é bom! Fortaleza é uma cidade que possui muitas praças. Lugar de passeio, concentração de pessoas, de brincadeiras infantis, risos, conversas... As praças são atrativos gratuitos que proporcionam momentos de descontração e lazer.

Durante o mês de dezembro, a Praça Portugal se enfeita para comemorar a chegada do natal. Época de aproximar pessoas e distribuir carinho. Mesmo com a correria do movimentado bairro, a decoração não passa despercebida para os moradores e frequentadores do local. Tornou-se referência para os fortalezenses.

Para o historiador e assessor cultural Adson Pinheiro, pouco a pouco está aumentando o interesse do público em desfrutar dos atrativos disponibilizados nas praças. "Acredito que em parte. as praças em Fortaleza vêm atraindo, paulatinamente, os fortalezenses a sociabilidade e as novas dinâmicas em torno do lazer e dos usos da praça pelas diversas gerações como a presença de brinquedos para crianças e academias para adultos.  As comunidades, muitas vezes, encontram na praça a alternativa para encontros e trocas culturais com os diversos agentes que a frequentam", afirma Adson.

O Natal
A administradora Luciana Queiroz, passa pela praça todos os dias. “É o caminho que faço para o trabalho. Fico aguardando todos os anos a decoração da Praça Portugal. Depois da reforma, ficou ainda mais bonita. Adoro ver as luzes de natal, a árvore. É um cantinho especial de Fortaleza. Para mim, é a mais bonita da cidade, comenta Luciana.

A árvore, feita de redes brancas, demonstra o estilo cearense de ser. Centenas de lâmpadas iluminam e convidam para apreciar o momento. As pessoas trocam gentilezas e as crianças, já de férias, desfrutam de um ambiente acolhedor.

Está localizada no bairro Aldeota e tem um formato singular, diferente. Fica no centro de duas importantes avenidas da cidade: Dom Luis e Desembargador Moreira. Por lá passam inúmeros carros e ônibus, idas e vindas de pessoas para o trabalho, todos os dias, o dia todo.

História
Para o historiador Adson Pinheiro, a praça cultiva um significado importante. "A Praça Portugal, como outras praças em Fortaleza, tem relevância cultural para a cidade, pois ela, assim como outras, carregaram em sua trajetória significados e representações características do crescimento e das transformações que passou a cidade ao longo do tempo, e que acabou, consequentemente, influenciando nos modos das pessoas se relacionarem na cidade e com a urbe, além  de nos aproximar do acesso às memórias, aos afetos e às experiências dos fortalezenses acerca das histórias da capital cearense ainda vivas em praças da cidade como a Portugal", afirma Adson.

Há quatro meses foi concluida uma reforma. O empresário Ivens Dias Branco, descendente de portugueses,foi homenageado com uma estátua, ressaltando assim a importância da comunidade portuguesa no crescimento de Fortaleza. E as plantas do local foram mantidas quase em sua totalidade, ou seja, o lugar permaneceu repleto de verde.

Perto de completar cinquenta anos, a Praça Portugal foi inaugurada no governo do então prefeito, José Walter Barbosa Cavalcante em abril de 1968 e passou a ser chamada de Praça Portugal, em homenagem aos empresários da colônia portuguesa, que contribuíram financeiramente para a construção da praça.

No decorrer dessas cinco décadas, a praça Portugal assistiu a mudanças bruscas na ocupação e urbanização da área leste capital. O que antes era um terreno descampado, com fartura de cajueiros e coqueiros, tornou-se um dos m² mais caros da cidade. A praça Portugal assiste ao progresso da cidade e é palco de um dezembro bem iluminado.

Seguno a historiadora Monalisa Viana, a praça tem um forte significado no que se refere ao público jovem."É interessante também perceber como, mesmo rodeada por um mar de trânsito (quase ilhada!), ela se tornou, por volta do final da década de 1990, um ponto de encontro de jovens: não sendo apenas um local de passagem, mas um lugar para estar. Constituindo-se enquanto mais um lugar onde é possível se apropriar da cidade, ressalta Monalisa.

O crescimento, a urbanização e a localização são fatores que a tornaram lugar de referência para manifestações políticas,e também se torna palco de embates políticos quanto ao posicionamento dos moradores da cidade.

Programação
Próximo dia 11, a partir das 17 h será realizado o evento #praçadetodos. Com música e gastronomia, as atividades estão sendo divulgadas pela revista Vós e parceiros.

Apresentações com artistas locais às sextas, sábados e domingos.
Até o dia 18 de dezembro de 2016
A partir das 18h

Comentários