Postagens

Mostrando postagens de Março 8, 2016

FLORES NO JUDICIÁRIO

Imagem
MARCOS SOUTO MAIOR*                                                                                    
O Poder Judiciário brasileiro, historicamente, foi formado pela maioria de homens, ao longo dos anos, os quais também tomaram conta dos grandes e principais cargos eletivos, ficando as mulheres esquecidas para o acesso eletivo de cargos administrativos, a exemplo dos demais espaços políticos, para os que diziam ser ousado demais ao belo sexo frágil. Demorou, sim, mas o cenário logo mudou para acolher mulheres determinadas, descortinando os todos impedimentos até então praticados, obtendo a magna representação que efetivamente mereciam. Na verdade, as mulheres levantaram os olhos para encarar os chefes de família e a competição foi esticando, até a balança alternar ambos sexos na roleta das possibilidades de trabalhar!  No nordeste querido, ainda era tímida a participação feminina nos Tribunais estaduais e federais, podendo demonstrar e aplaudir as Desembargadoras Elvira Maria de Alm…

PAPA FRANCISCO FEZ VISITA SURPRESA A MISSIONÁRIAS DA CARIDADE NO VATICANO E AS CONSOLOU

Imagem
Por Alvaro de Juana Papa Francisco visita Missionárias da Caridade no Vaticano em maio 2013. Foto: L'Osservatore Romano
Vaticano, 07 Mar. 16 / 01:00 pm (ACI).- O Papa Francisco fez uma visita surpresa no último sábado, 5, à ‘Casa Dono di Maria’ (Dom de Maria) das Missionárias da Caridade para lhes dar os pêsames e mostrar sua proximidade depois do massacre de quatro integrantes de sua congregação no Iêmen.

A casa “Dono di Maria” está localizada no Vaticano, junto ao edifício da Congregação para a Doutrina da Fé. Tem uma pequena porta no lado de fora, onde centenas de pobres, sem-teto e desamparados recebem alimentos das religiosas a cada dia.
A visita do Papa aconteceu no sábado, depois da hora do Ângelus, aproximadamente às 12:30. Segundo informações concedidas ao Grupo ACI, o Papa entrou pelas portas principais na Sala Paulo VI que estão do lado da residência das religiosas. Ao chegar à casa “Dono di Maria”, o Santo Padre permaneceu com elas entre 10 e 15 minutos.
Segundo fontes…

Brasil: País do futuro

Imagem
Júlio Lóssio*
Ao longo dos meus 75 anos, testemunhei e participei de vários movimentos populares. Ainda adolescente, lembro meu pai ouvindo, no rádio de válvulas, as últimas notícias da campanha o petróleo é nosso, no Repórter Esso. Mais tarde, desconfiei do destino do ouro para o bem do Brasil. Já como professor da USP, vivi as Diretas Já. Os palanques tinham líderes de expressão nacional, nos quais o povo confiava, como o saudoso Ulysses Guimarães. Lutava-se pela cidadania plena e mudanças nos destinos do País. Na época, a impressão era que, o futuro sonhado, estava chegando. Ledo engano.
Como o povo sem políticas públicas definidas, foi corrompido, desorganizou-se e passou a lutar contra políticos, partidos ou colonizadores financeiros. Primeiro caiu Collor. A seguir os muros pichados: Fora FHC, Fora FMI, Fora Lula, Fora Dilma, Fora PT. Agora, os palanques são ocupados por desconhecidos, jovens caras pintadas. Todos, rostos anônimos, verdadeira massa de manobra de oportunistas, que…

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: EMÍLIA NADAL REALÇA IMPORTÂNCIA DE EDUCAÇÃO TRANSMISSORA DE «MODELOS E VALORES»

Imagem
Agência Ecclesia 08 de Março de 2016, às 12:48        Foto: Emília Nadal Pintora recorda «caminho imenso» da mulher na Igreja
Lisboa, 08 mar 2016 (Ecclesia) – A artista plástica Emília Nadal considera que “na era da globalização e da multiculturalidade” faz ainda mais sentido assinalar o Dia Internacional da Mulher e alerta que a educação transmissora de “modelos e valores” é fundamental.
“Há problemas novos com os quais nos deparamos pela primeira vez, ou pelo menos temos consciência deles, porque é uma questão eminentemente cultural da qual derivam os modelos que as pessoas têm em relação ao reconhecimento da mulher e como veem o seu papel na família, na sociedade, na religião e em todos os setores da vida”, começou por explicar à Agência ECCLESIA.
Emília Nadal cita o escritor Mia Couto – “cada homem é uma raça” – para afirmar que “cada mulher é uma pessoa” de onde deriva “tudo” porque nas sociedades, culturas, comunidades e nos grupos sociais onde não existe o conceito de pessoa c…

FÁTIMA: SANTUÁRIO REGISTA NÚMERO RECORDE DE PEREGRINAÇÕES

Imagem

FÁTIMA: SANTUÁRIO REGISTA NÚMERO RECORDE DE PEREGRINAÇÕES

Imagem

MULTICOM: PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DO CEARÁ (PASCOM).

Imagem
A Irmã Élide Maria Fogari, colaboradora na concepção do “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil” (Diretório 99), foi palestrante do segundo dia do evento que reuni padres, religiosos, religiosas e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), do Ceará. A palestrante abordou o documento sistematizando a construção do diretório que perpassou por fases até a sua publicação. Os capítulos do diretório foram explorados apontando proposta que motivam a Igreja ampliando suas relações com toda a comunidade, na perspectiva de uma “cultura do encontro”. O documento, ainda, lembra da importância da Pastoral da Comunicação através do envolvimento com pessoas e sociedade na qual se vive. O meio digital foi o campo da comunicação mais citado pela Irmã Élide, que incentivou a Pascom como mediadora na inclusão digital nas comunidades. A juventude também foi foco nas falas da Irmã, que segundo ela, é o grupo que tem mais facilidade em manusear as ferramentas de comunicação, por isso também deve esta…

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo