Postagens

Mostrando postagens de Junho 19, 2016

EU TENHO VERGONHA

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* Noutras ocasiões, escrevi artigos com igual título. Poderia até não mais reescrevê-lo, limitando-me a republicá-lo – e isso poderia ser feito toda semana -, porque a vergonha é a mesma e as razões também.
Podemos e devemos nos envergonhar de nossos erros, defeitos, de nossos gestos mesquinhos, de nosso comportamento inadequado ou injusto com alguém, por termos emitido um mal juízo de valor acerca de determinada pessoa. Até aí tudo bem. Somos humanos. Erramos. Temos defeito e é justamente isso que nos torna maravilhosamente humanos. O mais interessante de se ter vergonha de si mesmo é quando reconhecemos as causas desse sentimento e com ele aprendemos.
Nós brasileiros, estamos passando por um momento em que todos nós nos envergonhamos com as coisas que estão acontecendo no país, e não é de hoje, mas somente agora tudo ficou às claras, escancarado. O tapete ficou pequeno demais para esconder tanta sujeita.
Corrupção, caixa dois em campanhas políticas financi…

Pilares básicos

Imagem
Gonzaga Mota*
Neste século XXI, os países estão em busca de melhores condições materiais, levando-se em conta, principalmente, o chamado processo de globalização. Tal quadro criou teorias confusas misturando teses liberais com teses autoritárias; propostas capitalistas com propostas socialistas; até mesmo, manifestações democráticas com manifestações totalitárias. Dentro deste quadro de referência, vale ressaltar que não há caminho justo e consistente fora da democracia, como também, em qualquer país, o objetivo da atividade estatal deve ser o bem comum e não a vantagem apenas de uma minoria gananciosa ou de quem governa sem equilíbrio. As manifestações sinceras e coerentes de apoio e de desaprovação a um governo constituem os pilares básicos de sustentação do sistema democrático. São sinceras, quando não se aproveitam de fatores circunstanciais como também não buscam vantagens eleitoreiras ou de outra natureza, numa visão puramente tática. Por outro lado, são coerentes quando rejeita…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR