Postagens

Mostrando postagens de Julho 11, 2016

PAPA INVOCA A PROTEÇÃO DE MARIA PARA OS TRABALHADORES DO MAR

Imagem
Por Alvaro de Juana

VATICANO, 11 Jul. 16 / 10:00 am (ACI).- Depois da oração do Ângelus, o Papa Francisco recordou que ontem foi comemorado o “Domingo do Mar” e manifestou a sua proximidade a todos aqueles que trabalham nesta área.
“Hoje se celebra o ‘Domingo do Mar’, em apoio ao cuidado pastoral dos marítimos. Encorajo os marítimos e os pescadores no seu trabalho, muitas vezes, difícil e arriscado, assim como capelães e voluntários em seu precioso serviço. Maria, Estrela do Mar, cuide de você!”.

DEUS NÃO EXISTE! A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ

Imagem
domtotal.com As Sagradas Escrituras já não são vistas como fonte, mas como reservatório. Como colocar em dúvida o que o texto diz, se ele é digno de fé?
Por Felipe Magalhães Francisco*

Sim, a Bíblia diz, exatamente, isto: “Deus não existe!”. Está no versículo primeiro do Salmo 14 (13). Podem conferir. Há a possibilidade de se sustentar tudo e qualquer ideia a partir da Bíblia. Lembrem-se os leitores e leitoras, que a palavra Bíblia significa biblioteca. Os que pausaram a leitura para conferir o citado Salmo já descobriram que a fala “Deus não existe!” é atribuída aos insensatos – os que não se deram ao trabalho de procurar, agora já sabem!
O título desse artigo demonstra uma técnica, infelizmente, muito comum nos meios religiosos fundamentalistas. Quando o assunto é Bíblia, importa dizer, todos corremos o risco de nos tornarmos fundamentalistas. Isso porque a Bíblia é compreendida como um livro sagrado e, geralmente, nosso envolvimento com ela é no nível da fé. O conflito é: como col…

O LADO SOMBRIO DA INTERNET

Imagem
domtotal.com Jornalista acusa 'web' de favorecer desigualdade, monopólios e vigilância. Usuários da web são ratos trancados numa gaiola, rodeados por companhias e anunciantes. Por Tommaso Koch*


Todos calados. E extasiados perante o desfile do imperador. Até que um moleque se atreve a dizer o que todos veem: “Ele está nu!”. Andrew Keen se vê como aquele menino do conto de Andersen, só que 170 anos depois. E, hoje em dia, o relato é narrado ao contrário: nus estamos todos, por culpa do grande rei Internet. “É genial, eu mesmo a uso. E deixo isso claro em meia página. Entretanto, o resto do livro é dedicado aos senões…”, sorri. Ou seja, como a Rede favoreceu os monopólios, a desigualdade, o narcisismo e a vigilância, segundo o autor. São razões pelas quais, como diz o título do seu livro, The Internet Is Not the Answer (“a Internet não é a resposta”, inédito no Brasil).
É o terceiro livro que esse jornalista e escritor britânico (Hampstead, 1960) dedica ao lado sombrio da Rede. …

CUIDADO, MULHER!

Imagem
domtotal.com Conquistas e direitos femininos são alvos de ameaças. Leis e conquistas históricas para as mulheres correm o risco de serem alteradas.
Por Pablo Pires Fernandes*

Extinguir o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos já seria, por si só, um ato de restrição de direitos civis. A decisão do presidente interino, no primeiro dia de exercício da Presidência, não apenas contraria o plano de governo pelo qual foi eleito, mas demonstra a intenção de desmontar a política social que, mesmo com problemas e tropeços, realizou avanços notáveis em prol da igualdade e combate ao preconceito na última década.
É o caso de destacar aqui a sanção pelo presidente Lula da Lei 11.340 (7/08/2006), conhecida como Lei Maria da Penha, instituída para “coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher”; a aprovação da Lei 13.104 (9/03/2015), chamada Lei do Feminicídio, que torna crime hediondo o estupro e altera no Código Penal a tipificação …

FOTOGALERIA: A ARQUITETURA DE FRANK LLOYD WRIGHT

Imagem

MOSTRA ESPAMOS DO MEDO

Imagem
Título original: Mostra Espamos do Medo Parte final da trilogia que revisitou filmes de terror das décadas de 70 e 80, a mostra Espasmos do Medo – Terror Anos 90 traz para o Cine Humberto Mauro um recorte composto por 53 longas-metragens com os maiores sucessos do período, bem como filmes desconhecidos do grande público e produções de diretores renomados do gênero. As exibições acontecem de 1º a 28 de julho e a programação conta ainda com uma maratona de filmes que resgatam produções dos anos 2000 em diante e também a segunda edição do Terror no Parque, que destaca o cinema brasileiro. A década marca uma época em que o gênero estava desgastado devido à sequências e repetições dos anos 80 e, assim, os cineastas procuravam um caminho para reinventar as produções de terror. Diretores como Wes Craven, John Carpenter, Dário Argento, Michael Haneke, Alejandro Amenábar e David Lynch buscaram explorar diferentes potencialidades do terror, entre elas o suspense, o thriller psicológico e o sobr…

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo