Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 8, 2016

Máquinas de pagamento deverão aceitar cartões de todas as bandeiras em 2017

Imagem
Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil Cartões de créditoMarcello Casal Jr/Agência Brasil O Banco Central (BC) definiu prazo para o fim da exclusividade de bandeiras em máquinas de cartão. Até o dia 24 de março de 2017, as máquinas devem estar preparadas para aceitar o pagamento com cartão de todas as bandeiras, de acordo com circular publicada na noite dessa quarta-feira (7) no sistema de informações do BC. O BC considera que já houve tempo para as instituições financeiras se adaptarem à regra de 2015 que proíbe a exclusividade. Também foi definido prazo para que a liquidação financeira de pagamentos com cartão seja centralizada em câmara unificada. O prazo é até 4 de setembro de 2017. Essa medida já vem sendo discutida pelo mercado.

RAÍZES DO BRASIL 2

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
O clássico brasileiro “Raízes do Brasil”, de autoria de Sérgio Buarque de Holanda, apesar da provecta idade – publicado primeiramente em 1936 – é sempre festejado com comemorações marcadas por palestras, seminários, dentre outras programações de caráter cultural de semelhante natureza. 
A obra referida, a despeito da avançada idade, se encontra mais atual do que nunca, sendo capaz de retratar com perfeição a sociedade brasileira em seu aspecto político, econômico, social e cultural, fazendo-nos compreender porque somos assim.
A maioria dos brasileiros ainda compreende o Estado como “uma ampliação do círculo familiar”, onde os interesses privados sobressaem em relação aos interesses públicos, onde a família e os amigos sempre encontram abrigo, embora alguns acreditem que o nepotismo acabou.
Ledo engano. O nepotismo se encontra ainda arraigado nas entranhas do poder, mas de forma discreta e dissimulada, numa espécie de conspiração velada, onde uma simples rev…

O Trem e a cidade: livro conta a história do Ipu nas décadas iniciais do século XX

Imagem
Notícia de Ipu Notícias.com 
O trem e a cidade, livro do professor e historiador, Antonio Vitorino, discute e analisa como a ferrovia foi importante para produzir transformações de ordem social, econômica e cultural na cidade de Ipu e, também, como as mudanças propiciadas pelo trem foram experimentadas por estratos sociais que viviam ali nas primeiras décadas do século XX.
Para o autor, a cidade de Ipu, entre fins do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, teria passado por mudanças significativas, sobretudo no que se refere à economia, à sociedade e à cultura, ligadas estreitamente ao advento da ferrovia. Teria sido o início de uma fase de expansão comercial e também urbana, possíveis, mesmo, com a locomotiva. Esta fez surgir novos bairros, novas ruas e traçados. Deslocou o eixo central do “velho povoamento” para um novo em torno da estação ferroviária. A ferrovia veio incrementar o comércio e a produção agropecuária locais e, também, da região a sua volta. Contribuiu pa…

Arquidiocese lança campanha para arrecadar fundos para manter o Cristo

Imagem
Pela primeira vez em 85 anos de história, a Arquidiocese do Rio de Janeiro está lançando uma campanha de arrecadação de fundos para a manutenção do Cristo Redentor, um dos principais monumentos do Rio de Janeiro e do Brasil. A informação é do Bom Dia Rio. O dinheiro fornecido por parcerias com empresas não está sendo suficiente para sustentar o monumento, que precisa de quase R$ 5 milhões por ano para continuar funcionando. O monumento está em uma área sujeita à chuva, vento e raios, o que encarece a manutenção. A campanha de doação de fundos começa na próxima terça-feira (13) e é destinada a empresários, simpatizantes e fiéis da Igreja Católica. Atualmente, o Cristo Redentor é o monumento mais visitado do país.
G1

Escola do DF será premiada em concurso sobre saneamento e educação ambiental

Imagem
Um concurso promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-DF) vai entregar, nesta quinta-feira (8), R$ 10 mil para a escola do Distrito Federal com o melhor projeto de saneamento. Ao todo, 24 instituições públicas e privadas participaram da primeira etapa da competição. As cinco finalistas foram: Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II, Centro Educacional Agrourbano Ipê, Escola Classe 15 de Ceilândia, Escola Classe Monjolo e Centro de Ensino Fundamental 02 de Brazlândia. Segundo a Abes, foram apresentados projetos diferentes com ampla abordagem do tema – iniciativas de compostagem de lixo, redução do consumo de água, plantio de hortas e ampliação da coleta seletiva, por exemplo. A supervisora pedagógica do projeto, Gedilene Lustosa, afirma que o objetivo é gerar soluções a partir das experiências realizadas na escola. “A ideia é poder passar esse nosso modelo para a comunidade”, diz. No Centro Educacional Agrourbano Ipê, o projeto ambiental foi…

Dia Mundial dos Direitos Humanos: dossiê da Caritas sobre migração

Imagem
Roma - A Caritas Italiana publicará, no próximo dia 10, Dia Mundial dos Direitos Humanos, o dossiê “Acesso proibido. Fluxos migratórios e direitos negados”. A data recorda a adoção e proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, pela ONU. O texto contêm dados e testemunhos sobre o fluxo migratório e recorda que o direito de migrar e o de permanecer são negados por uma parte ampla da população mundial. A migração nem sempre é ditada pela guerra e pela pobreza e os países subdesenvolvidos são também terras de destino e refúgio de grande parte das pessoas que fogem.  Um emaranhando de causas e fluxos muito mais complexos do que normalmente é representado: movimentos internos e rumo ao exterior, regulares e irregulares, voluntários e forçados, circulares ou definitivos. A África, cujo dossiê é dedicado, é um emblema de tudo isso. A migração da África é um fenômeno em aumento. Além disso, as destinações estão sofrendo uma diversificação geográfica notável. De 1980 a h…

Anatel e Ipea firmam acordo para avaliar políticas de inclusão digital

Imagem
07:05 · 08.12.2016 Juarez Quadros ( Foto: divulgação/Anatel ) A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assinaram nesta quarta-feira, 7, acordo de cooperação técnica para identificar a relação entre a ampliação do acesso à infraestrutura de banda larga em regiões carentes e a melhoria dos indicadores econômicos e sociais. Os estudos servirão de base para a elaboração de politicas públicas e terá duração de um ano. O presidente da agência reguladora, Juarez Quadros, destacou, durante o evento, a importância do acordo no momento de mudanças na legislação que permitirá alterar a regulação do setor. O Projeto de Lei 79/2016, aprovado ontem (6.12) pelo Senado, permite que as concessões sejam transformadas em autorizações com investimentos em banda larga. O projeto seguiu para a sanção do presidente da República. Para o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, o apoio do órgão a Agência permitirá as escolhas de novos investimentos que se…

A exposição "Pererê do Brasil", com a famosa turma criada por Ziraldo

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter Há quase 60 anos, a Turma do Pererê se mantém no imaginário do público brasileiro de alguma forma. Resistindo à infinidade de estímulos vendidos às crianças todos os dias, o Saci (re)criado pelo desenhista Ziraldo continua em voga, por conta das expectativas que ainda cercam seu autor e pela adoção de várias gerações que conheceram o personagem. A fim de contar a história do personagem e sua turma, a exposição "Pererê do Brasil" chega a Fortaleza, após permanecer em cartaz em três capitais: Salvador (BA), Recife (PE) e Brasília (DF). A mostra será aberta hoje (8), na Caixa Cultural Fortaleza (Praia de Iracema), para convidados e imprensa. A partir de amanhã (9), às 10h, o público terá acesso gratuito à exposição. Adriana Lins, curadora e diretora de arte da exposição, conta qual foi a intenção da curadoria na escolha dos materiais da mostra. "Olhando o acervo tanto do Ziraldo, quanto do Tarcísio (Vidigal, que também assina a curadoria), a ge…

Academia divulga pré-lista de documentários concorrentes ao Oscar 2017

Imagem
por
“I Am Not Your Negro” é um dos principais candidatos da temporada A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou uma lista com 15 documentários que devem ser avaliados para concorrer às cinco vagas finais do Oscar 2017. Os filmes foram selecionados de um total de 145 produções e prometem acirrar a disputa na temporada de ouro. Entre os destaques estão os elogiados “O.J.: Made in America”, “Fogo no Mar” e “I Am Not Your Negro”, que podem garantir uma vaga na premiação do dia 26 de fevereiro. A lista de indicados da Academia deve ser anunciada no dia 24 de janeiro. Veja os documentários finalistas: “Cameraperson”, de Kirsten Johnson
“Command and Control”, de Robert Kenner
“The Eagle Huntress”, de Otto Bell
“Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosi
“Gleason”, de Clay Tweel
“Hooligan Sparrow”, de Nanfu Wang
“I Am Not Your Negro”, de Raoul Peck
“The Ivory Game”, de Kief Davidson e Richard Ladkani
“Life, Animated”, de Roger Ross Williams
“O.J.: Made in America”, de Ezra Edelman
“A …

Ceará conquista 20 medalhas de ouro em olimpíada

Imagem
por Felipe Lima - Repórter O Ceará foi o melhor do Norte e Nordeste no evento, garantindo, ainda, 49 premiações de prata e outras 182 de bronze ( FOTO: NAH JEREISSATI ) O Ceará conquistou lugar de destaque na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2016. Foram 20 medalhas de ouro, 49 de prata, 182 de bronze, além de 2.670 menções honrosas nos três níveis da competição. O resultado foi divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no início deste mês. Dos quase 18 milhões de alunos brasileiros inscritos na primeira fase da competição, 501 conquistaram medalhas de ouro, 1.500 ganharam a prata e 4.501 ficaram com o bronze, além de mais de 42 mil menções honrosas. A entrega de todas as premiações acontece em 2017. Entre os estados com maior número de medalhas de ouro, o Ceará foi o melhor do Norte e Nordeste, ficando atrás, no ranking geral, somente de Minas Gerais (125), São Paulo (81), Rio Grande do Sul (46), Paraná (45), Santa Catarina (40) e …

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR