Pular para o conteúdo principal

Detran-CE adere ao SNE e motorista pode pagar multa com desconto

Tela de cadastro do SNE no cumputador (Foto: Reprodução)
O Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) aderiu, nesta terça-feira (3), ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), ferramenta que permite o envio de notificações de infrações de trânsito eletronicamente e o desconto de 40% nas respectivas multas.  Nesta primeira etapa, o abatimento só será possível para multas interestaduais aplicadas por infrações cometidas fora do Estado, mas, em breve, também vai contemplar multas estaduais, segundo o Detran.
O sistema está disponível aos usuários pela internet bastando baixar um aplicativo no celular ou acessar o site sne.denatran.serpro.gov.br.
Após o cadastro, o usuário vai passar a receber todas as notificações de infrações de forma eletrônica, além de poder conhecer detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e, ainda, fazer download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração.
O cadastro no SNE pelo microcomputador ou celular é por meio do preenchimento de um formulário que pede informações como número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), criação de uma senha. É necessário informar qual o veículo cujas notificações desejam ser recebidas. Com o cadastro, o motorista não receberá as notificações pelos Correios e, é possível se descadastrar.
Segundo o Detran-CE, o SNE permitir uma comunicação mais eficiente e ágil entre motoristas e órgãos de trânsito, diminuindo consideravelmente o tempo de envio das notificações de infração.
Cerca de 15 mil multas interestaduais são emitidas todos os meses pelo Detran-CE e a adesão ao sistema vai garantir, segundo o órgão, uma economia significativa em gastos com papel, impressão e envio de notificações, além de reduzir também os custos com processos operacionais.
Para ter direito ao desconto de 40%, o condutor do veículo, além de ter que fazer o cadastrado no SNE, deve reconhecer o cometimento da infração de trânsito.
G1

Comentários