Pular para o conteúdo principal

O USO DE CERTAS EXPRESSÕES (2)

José Olímpio de Sousa Araújo*

Precisamos conhecer os significados dos parônimos, as palavras de escritas e pronúncias parecidas... Caso contrário, podemos incorrer em lamentáveis equívocos.


Por exemplo: Você sabe a diferença entre DESPERCEBIDO e DESAPERCEBIDO?

Vamos ver?...

DESPERCEBIDO é ‘não notado’, ‘não percebido’. Como em: Passei despercebido, ninguém me viu...
DESAPERCEBIDO é ‘desprovido’, ‘despreparado’. Exemplo: Eu estava desapercebido para aquele encontro...

E as palavras DESMITIFICAR e DESMISTIFICAR?

Façamos a diferença:

DESMITIFICAR é ‘retirar a ideia de mito’. Exemplo: Como desmitificar Pelé?  Ele é, sim, mito no esporte mundial. 
Agora, DESMISTIFICAR — significa desmascarar a falsa mística, desmoralizar. Exemplo: Sorte, azar. Aí está algo que precisa ser desmistificado...

Agora, veja estas frases, por obséquio:

O Diretor nos atendeu Incontinênti. / Em relação a certos hábitos ele é incontinente.
Então, me diga... Estas frases terminam com a mesma palavra (incontinente e incontinênti são formas opcionais)... Certo?

Errado!
Quando digo ‘Em relação a certos hábitos ele é ‘Incontinente’, refiro-me à incontinência, falta de moderação... INCONTINENTE, aí, se escreve com E.

Na outra frase (O Diretor nos atendeu Incontinênti.), falo que ‘nos atendeu prontamente, de imediato’. Temos, então INCONTINÊNTI (terminando com I, e acento circunflexo em ‘nen’). Outra palavra, portanto.

Outra... VULTOSO e VULTUOSO... Sabe a diferença?

Vamos lá...

VULTOSO — é volumoso (como em Vultosa quantia). VULTUOSO — é alguém atacado de vultuosidade, que é uma congestão na face.

Pra encerrar, veja este caso:

O juiz descriminou todos os acusados... É... escreva e pronuncie com E (DES...CRIMINOU). Estamos querendo dizer que o Juiz retirou o crime, a acusação.

Se puser com I, aí vira crime. Não podemos DISCRIMINAR ninguém... Não é isto?

Ok?... Não confunda, use a forma adequada. 

Veja estas e outras orientações práticas da Língua portuguesa no MINUTO DA LÍNGUA, com o PROF. OLIMPIO ARAÚJO. Rádio Universitária FM, 107.9.

*Coautor dos livros “Desenvolvendo a habilidade de escrever” e “Ortografia Atualizada” / Membro da Academia Metropolitana de Fortaleza e da Academia Limoeirense de Letras. / Radialista, produz e apresenta o “Minuto da Língua” (pela FM Universitária, 107,9). 

Comentários