Pular para o conteúdo principal

Processo de alistamento militar pode ser online

A partir deste ano, o alistamento militar no Ceará e em outros 19 estados pode ser feito pela internet. O procedimento, para jovens que completam 18 anos em 2017, pode ser realizado online até o dia 30 de junho. O processo de seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Aeronáutica) é obrigatório.
“O Brasil é um país continental, muito grande. Desde 2015 o alistamento online vinha sendo implementado em macrorregiões brasileiras”, cita o chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército de Fortaleza, major Cavalcante Júnior. Em 2017, é a primeira vez que o sistema é usado de forma mais ampla no País.
Conforme ele, além de vantagens como a comodidade, o novo serviço traz mais acessibilidade. “O jovem que está em trânsito, em outro país, pode debutar seu alistamento onde estiver. É mais rapidez na regularização da situação militar”, destaca.
Além do Ceará, o serviço está disponível, desde o último domingo, dia 1º, em: Amapá, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
“É importante salientar que o alistamento é obrigatório para o homem e voluntário para mulher. Elas podem prestar serviço por intermédio de admissão nas escolas de formação ou participar de concurso nas escolas das Agulhas Negras ou de Sargento de Armas”, comenta o major.
Opiniões
Para os jovens, o alistamento online facilita o acesso. “A gente vive em um mundo tão conectado, todo mundo numa correria tão grande, que poder se alistar através do celular é um grande diferencial”, diz o estudante Nivandro da Costa Lopes, que completa 18 anos em fevereiro. Os planos de futuro, entretanto, não incluem o serviço militar. O rapaz quer terminar o ensino médio, estudar Gastronomia e morar nos Estados Unidos.
Antônio Machado Filho, que também faz 18 anos em 2017, diz que não sabe muito sobre o processo de alistamento militar. “Não sei muita coisa sobre isso, só que é obrigatório. Mas ter a opção de fazer o processo online evita de a gente ir lá (na junta militar), agendar, pegar fila. Me falaram que sempre tem gente esperando pra se alistar”, conta.
Serviço
O endereço para realização do alistamento é: www.alistamento.eb.mil.br
O processo deve ser realizado obrigatoriamente até o dia 30 de junho por todos os homens que completam 18 anos em 2017.
Após o alistamento online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá, pelo site, saber se prossegue na seleção.
Para realizar o alistamento online é necessário dados dos seguintes documentos: Certidão de nascimento; ou de casamento; ou nacionalização; ou identidade; e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Há necessidade de possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de e-mail particular.
Caso não possua número de celular ou e-mail, o jovem precisará ir até uma junta de serviço militar. De acordo com o Exército, todos os municípios possuem uma junta.

O Povo

Comentários