Pular para o conteúdo principal

Projeto Pet Amigo proporciona atenção e carinho ao ambiente hospitalar

Todas as terças-feiras os setores oncológico e pediátrico do hospital Regional da Unimed (HRU) recebem uma visita cheia de ternura: cães da raça Golden Retriever. Vacinados, higienizados e com atestados de veterinários, os cachorrinhos têm como missão diminuir o estresse no ambiente hospitalar

Foto: Divulgação / Unimed
Todas as terças-feiras, os setores oncológico e pediátrico do hospital Regional da Unimed (HRU) recebem uma visita cheia de ternura. Cães da raça Golden Retriever, vacinados, higienizados e com atestados de veterinários, levam atenção e carinho. São animais treinados que interagem com os pacientes, estimulando o afeto e a socialização, e diminuindo o estresse no ambiente hospitalar.
 
Os cães são acompanhados por um condutor no momento em que estiverem dentro do hospital. Além disso, recebem tratamento de equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e condutores devidamente treinados que sempre acompanham o cão em suas intervenções.
 
A ação é uma parceria da Unimed Fortaleza com o Instituto Cão Vida Lui, que busca promover atividades sociais e terapêuticas mediadas por cães. Está regularizada pelo Centro de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional Unimed.

Início
No dia 12 de outubro de 2016, o Pet Amigo teve início para comemorar o Dia das Crianças dos pequenos pacientes que passaram pelo Centro Pediátrico e os que estavam internados no HRU.

Para os pais das crianças que estavam no Centro Pediátrico, foi uma emoção ver no rosto dos filhos, mesmo frágeis, um sorriso sincero e espontâneo. No HRU não foi diferente. Por entre sorrisos sem dentes, os cachorros passeavam. Os segundos de ponderação das crianças foram rompidos rapidamente para dar lugar à emoção e carinhos múltiplos. Após passear pelo saguão do andar pediátrico, os cães foram levados aos leitos.

“Ver o sorriso dele nesse dia é muito gratificante, fez o nosso dia das crianças ser diferente, com muito mais amor; os cães trouxeram total alegria para nós” – Andrea Luiza Pinheiro, mãe do João Guilherme, paciente infantil do HRU.

Serviço
Hospital Regional da Unimed
Avenida Visconde do Rio Branco 4000, Aldeota - Fortaleza

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed Fortaleza


Boa Notícia

Comentários