Pular para o conteúdo principal

Quadrinista Ziraldo faz sessão de autógrafos em Fortaleza

Ziraldo, quadrinista
O quadrinista Ziraldo estará Meninas. O evento acontece na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, a partir das 18h30min.  A nova publicação, lançada pela Editora Melhoramentos, aborda o cotidiano das garotas entre sete e onze anos.
em Fortaleza nesta segunda-feira, 16, para sessão de autógrafos do livro
“Nessa fase, meninos e meninas são os dois seres mais fantásticos do mundo porque são fascinantes”, conta Ziraldo, no material de divulgação enviado para a imprensa. Em 2007, o quadrinista lançou outro livro que mergulha no universo das meninas, o Menina das Estrelas. A obra nasceu da provocação de uma criança que, durante sessão de autógrafos, indagou o porquê de Ziraldo falar apenas de meninos em seus livros.
O livro Meninas é focando em quatro anos da infância, ou,  como acredita o autor, em “quatro verões”. Ziraldo mergulhou fundo na obra de Lewis Carroll, escritor de Alice no País das Maravilhas, visitando a coleção de mais de cem edições diferentes do livro, nos mais diversos idiomas. O conjunto é pertencente a uma das netas do quadrinista, também chamada Alice.
Pererê do Brasil
Recentemente, o autor esteve em Fortaleza para lançamento da exposição Pererê do Brasil, que está em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza (ver serviço). Ziraldo pensou no Pererê como personagem de quadrinhos na década de 1960. Trabalhava para a revista O Cruzeiro, a mais influente da época, e um editor sugeriu que as aventuras do menino arteiro deveriam ganhar mais espaço.

O primeiro exemplar chegou às bancas em outubro de 1960 e a circulação periódica aconteceu até 1964 – na semana do Ato Institucional número 5 (AI-5). Foram 43 exemplares nesse período e todas as capas estarão disponíveis na mostra itinerante.
Entre as raridades da exposição está uma capa inédita da Revista Pererê. Em maio de 1964, o exemplar não foi publicado em decorrência do Golpe Militar. Na imagem, o personagem está dando uma rosa para sua namorada, a Boneca de Piche. A descoberta da imagem, guardada nos arquivos, foi feita pelo produtor Tarcísio Vidigal.
Serviço
ziraldo-meninas
Sessão de autógrafos do livro Meninas, de Ziraldo
Quando: segunda-feira, 16 de janeiro
Horário: 18h30min
Onde: Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi)



Pererê do Brasil – Ziraldo
Onde: Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 20 horas; domingo,
das 10h às 19 horas
Entrada gratuita
Telefone: 3453 2770

O Povo

Comentários