Pular para o conteúdo principal

Rádio e telemóvel ajudam agricultores desfavorecidos


Os agricultores do Burkina Faso estão a testar um projeto desenvolvido pela organização Oxfam Internacional, que aproveita as emissões de rádio e os telemóveis para os ajudar a enfrentar as mudanças climáticas e a melhorar o escoamento da produção. 

O país, com cerca de 18 milhões de habitantes, é um dos mais pobres do mundo, e 80 por cento da população vive da agricultura e da criação de gado. Cerca de 10 por cento da população sofre de fome crónica e quase 50 por cento vive no limiar da pobreza. 

Com o novo projeto, a Oxfam pretende usar a tecnologia para aumentar a autossuficiência, ao promover a venda de cereais pelos pequenos agricultores (através do telemóvel) e aconselhar as melhores épocas para as sementeiras e que tipo de semente é mais conveniente, tendo em conta as informações meteorológicas. 

Para isso foram criadas organizações de produtores, que contam com um banco de cereais, onde podem vender a sua produção. Estes centros, por sua vez, tentam manter um nível suficiente de alimentos durante todo o ano, inclusivé na época de maior escassez, explicou Gabriel Pons, assessor de projetos de desenvolvimento económico da Oxfam.


Fátima Missionária

Comentários