Pular para o conteúdo principal

Comida caseira e TV desligada durante as refeições pode ajudar a manter o peso

Adultos que nunca assistem à televisão durante as refeições e que geralmente consomem comida feita em casa têm menos risco de serem obesos, de acordo com estudo publicado no periódico "Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics".

Pesquisas anteriores sugeriam que refeições em família mais frequentes eram ligadas a um menor risco de obesidade. Mas o estudo recente, que avaliou mais de 12 mil moradores do estado de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que comer em casa, em vez de comer fora, e com a televisão desligada são hábitos ligados a um risco menor de obesidade, independentemente da presença da família durante a refeição.
"Os hábitos de refeições familiares variam, e podem estar associados com a obesidade em adultos", diz a principal autora da pesquisa, Rachel Tumin, do Centro de Recursos Governamentais das Faculdades de Medicina de Ohio, em Columbus.
"Adultos podem comer mais quando estão assistindo à televisão, e refeições que não são feitas em casa podem ser menos saudáveis do que as caseiras", disse Tumin.
Estudo
Para determinar como as práticas de refeições em família afetam o risco de obesidade, a equipe de pesquisadores analisou informações de um levantamento feito em 2012 com 12.842 adultos em Ohio que tinham feito ao menos uma refeição em família na semana anterior.
Os participantes responderam a questões sobre a frequência com que faziam refeições em família, a frequência com que assistiam à TV enquanto comiam e quantas de suas refeições eram caseiras. Os pesquisadores usaram informações dadas pelos próprios participantes sobre peso e altura para calcular o índice de massa corporal (IMC).
Conclusões
Ao todo, 52% dos participantes faziam seis ou sete refeições em família por semana, 35% faziam refeições em família dia sim, dia não e 13% faziam refeições em família uma ou duas vezes por semana.
Cerca de um terço dos adultos assistiam à televisão durante a maior parte das refeições em família, enquanto 36% não tinham esse hábito. Para 62% dos adultos, todas as refeições em família eram preparadas em casa.
Os pesquisadores descobriram que o número de refeições que as pessoas fazem com suas famílias não está ligada ao risco de obesidade. Adultos que cozinhavam todas as refeições em casa, no entanto, tinham 26% menos risco de serem obesos em comparação com aqueles que comiam algumas refeições não preparadas em casa.
Pessoas que nunca assistem à TV durante refeições tem 37% menos risco de serem obesos do que aqueles que sempre assistem à televisão ou a vídeos durante as refeições.
"Não é apenas a frequência com que se faz refeições em família que importa, é importante considerar outros fatores como a qualidade da comida de cada refeição, a atmosfera emocional durante a refeição ou se existem distrações durante a refeição (como a TV)", disse Jerica Berge, professora da Universidade de Minnesota em Minneapolis, que estuda as práticas de refeições em família.
"Desligue a TV enquanto faz refeições com a família e use o tempo para conversar sobre o dia, eventos atuais e planos divertidos para o futuro", disse Berge.

Diário do Nordeste

Comentários