Pular para o conteúdo principal

Empatia é tema de curso gratuito por iniciativa da ONG Comunicação e Cultura

Empatia enquanto capacidade de entender o outro. A concepção é base do programa Turma Legal, iniciativa da ONG Comunicação e Cultura, que promove curso online gratuito para professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Através do projeto, o assunto deve ser levado para salas de aula de todo o País de abril a dezembro deste ano. As inscrições estão abertas na internet até sexta-feira, 17.
O Turma Legal surgiu em 2013, quando a implantação do tema teve início em 15 escolas da Região Metropolitana de Fortaleza. Para Zeneida Meneses, professora da Escola de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, no bairro Itaperi, a participação no curso trouxe resultados visíveis no relacionamento entre os alunos. “Passou a haver mais sensibilidade nas atitudes para com os colegas”, afirma.
A experiência, na época, foi alicerçada no programa finlandês KiVa, de combate ao bullying. Entre 2015 e 2016, o programa, já mais adaptado à realidade brasileira, foi expandido para o interior do Estado e, agora, professores de todo o Brasil podem se inscrever.
De acordo com o sociólogo Daniel Raviolo, coordenador do curso, empatia e cooperação são valores essenciais para a erradicação de conflitos no ambiente escolar e fora dele. “Durante o desenvolvimento e aplicação desses valores pelos estudantes, eles são colocados na posição do outro e uma maior interação entre as crianças é estimulada”, diz.
Ainda segundo Daniel, a metodologia é aplicada às crianças de modo lúdico, adaptável ao planejamento de cada professor. Durante o curso, materiais teórico e formativo são disponibilizados na plataforma de formação.
Resultados em sala de aula podem ser potencializados com o aumento da capacidade empática de alunos e professores, conforme Daniel. Respeito, responsabilidade, senso de coletividade e questões de gênero são alguns dos subtemas também abordados. (Lucas Braga/Especial para O POVO)
Serviço
Programa Turma Legal
Inscrições: www.empatianaescola.org.br
Quem pode fazer: professores de 1º a 5º ano de escolas públicas e particulares 
O curso é gratuito.

O Povo

Comentários