Pular para o conteúdo principal

O livro "As Cidades de Rubem Braga e W. Benjamin", de Ana Karla Dubiela, terá pré-venda neste domingo (5)

Jornalista, Ana Karla Dubiela mergulhou na obra de Rubem Braga ' ( Foto: Nely Rosa/Divulgação )
A jornalista e pesquisadora Ana Karla Dubiela abre a pré-venda de seu próximo livro, "As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin", neste domingo (5), às 17h, na Galeria Mestre Rosa (São João do Tauape). A publicação é a última edição de uma trilogia sobre a obra do escritor capixaba Rubem Braga (1913- 1990). Antes desta, a autora publicou "A traição das elegantes pelos pobres homens ricos" (2007) e "Um coração postiço" (2011).
A pré-venda está aberta para bancar o que resta dos custos de impressão do livro. O lançamento oficial de "As Cidades" está agendado para os dias 19 de abril, na Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza, e 12 de abril, na Livraria da Travessa, em Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).
O livro é baseado na pesquisa de Doutorado em Literatura Comparada que Ana Karla fez pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da professora Lúcia Helena (UFRJ/ UFF).
Em entrevista por telefone, ela pontua o que distingue as três edições da trilogia. "A pesquisa do primeiro livro é sobre a crítica social em Rubem Braga. Quando se fala nele, fala-se do lado leve, do lirismo, mas ele foi reconhecido como um dos jornalistas de esquerda do País. O segundo é a formação da crônica dele, a influência do Manuel Bandeira na escrita dele".
Ela complementa que, "no terceiro, eu crio categorias como a cidade-vivência e a cidade-infância, pra mostrar as três (principais) cidades dele. Cachoeiro do Itapemirim (ES, onde Braga nasceu), Rio de Janeiro e Paris. Faço um recorte para 1947, quando ele morou na França", detalha.
A partir de Paris, Ana Karla Dubiela traça um diálogo entre Braga e as ideias de Walter Benjamin (1892-1940), Charles Baudelaire (1821-1867) e Edgar Allan Poe (1809-1849). O texto do livro, mais corrido e "sem citação recuada", como enfatiza a autora, rompe um pouco com a sisudez do discurso acadêmico e se organiza feito uma "prosa-poética", define Ana Karla.
No final do livro, a jornalista faz um fechamento do período de 10 anos investigando Rubem Braga, e publica um roteiro de pesquisa para novos pesquisadores. E ainda edita um roteiro para novos leitores da obra do cronista capixaba. "Trago um resumo de toda a obra dele. E o roteiro sugere por onde começar a lê-lo, qual seria o diferencial de cada livro, de cada coletânea", pontua ela.
"As Cidades" traz uma revisão histórica sobre a influência do escritor cearense José de Alencar (1829-1877) na crônica - faceta pouca conhecida do autor de clássicos literários como "Iracema" e "Senhora".
Segundo Ana Karla Dubiela, a própria banca de avaliação da pesquisa de Doutorado apontou essa abordagem como um diferencial da tese.
"Tem a metáfora do colibri que beija a flor, que normalmente é atribuída, inclusive pela crítica literária, a Machado de Assis. Mostro que José de Alencar já tinha dito isso 10 anos antes. Ele (Alencar) também foi um cronista de primeira linha e o próprio Machado chegou a declarar que tinha referência dele (do cearense) na crônica", detalha Ana Karla.
Início
A autora pontua que, com a imersão em Rubem Braga, desenvolveu uma reflexão sobre o próprio gênero literário da crônica. Recapitulando a decisão de seguir esse caminho de pesquisa, ela conta que foi muito criticada no começo e observa como, no meio acadêmico no Ceará, por exemplo, a obra do capixaba é pouco explorada.
Ana Karla já palestrou sobre o assunto no Rio de Janeiro, em Brasília, Santa Catarina, mas não teve a mesma oportunidade, ainda, no Estado natal (ela é natural de Iguatu, no Centro-Sul cearense).
"Quando a gente pesquisa alguma coisa e se apaixona, quer ir até o fim. Fiquei amiga da família inteira (de Rubem Braga). Já participei de duas bienais da crônica em Cachoeiro do Itapemirim. A pesquisa me deu muita alegria", celebra a autora.
Para a jornalista, um dos preconceitos no meio acadêmico-literário com a crônica deve-se à fusão, do gênero, entre a literatura e jornalismo. Ela pondera que, dentro de seu perfil, "isso é ideal. E acabei me especializando no gênero. Dou oficina de crônica, foi (um aprendizado) bem rico", acrescenta Ana Karla.
Desde criança
A jornalista recorda que seu interesse pela leitura e pela escrita surgiu na infância. Só que o senso de responsabilidade não deixou-lhe seguir carreira logo, e ela foi cursar Comunicação (é graduada pela UFC). Hoje, ainda atua como assessora de comunicação, mas reassumiu, dessa vez a sério, a paixão pela literatura também.
O interesse foi reaceso enquanto ela ainda cursava uma Especialização, sua primeira experiência acadêmica na pós-graduação. "Nessa época, estava na praia com uns amigos, e a (jornalista) Ethel de Paula começou a ler uma crônica pra mim, porque ela tava com dor de cotovelo. E ao mesmo tempo vi uma senhora tomando banho de mar, daí me inspirei naquilo. Ia pesquisar Moreira Campos, mas desisti, e fui estudar Rubem Braga", recorda.
Mais informações:
Pré-venda do livro "As Cidades de Rubem Braga e W. Benjamin", de Ana Karla Dubiela (CE). Neste domingo (5) às 17h, na Galeria Mestre Rosa (R. Ana Gonçalves, 342, São João do Tauape). Preço do livro: R$ 40. Contato: (85) 99639.1080
Diário do Nordeste

Comentários