Na hora de contratar um plano de internet, a opinião de quem já teve ou tem experiência com o serviço é fundamental no processo de escolha da operadora. Por isso, a Anatelrealiza desde 2012 uma pesquisa de satisfação e percepção de qualidade da banda larga nacional, que coleta a opinião de mais de 150 mil clientes de operadoras em todo o País.
Nela, os entrevistados avaliam também os serviços de telefonia móvel, fixa e TV por assinatura. Além da satisfação geral dos usuários, a pesquisa apresenta notas para o atendimento da operadora, funcionamento do serviço e capacidade de resolução de problemas. Os dados foram recolhidos pelo órgão regulador no segundo semestre de 2016 e divulgados em abril deste ano.
A partir deles, o site de comparação de planos Melhor Plano montou um mapa interativo com as principais informações da pesquisa de banda larga em nível nacional e estadual. Com este mapa, é possível comparar no site os planos de cada operadora por região.
E a melhor no Ceará
Na análise geral do serviço em 2016, os usuários da Net, segundo a Anatel, mostraram-se satisfeitos. A operadora teve uma média de 7,1 na categoria “Indicador de Satisfação Geral” e se destacou em outras categorias, como disponibilidade e estabilidade no Ceará. Lembrando que no Estado foram analisados os serviços da Net, Sky, Vivo e Oi.
Melhor atendimeno
Com boas notas nas demais categorias, a operadora Vivo também apresenta bom desempenho no atendimento aos clientes, segundo a pesquisa.
Internet mais rápida
Em Fortaleza e região a operadora Net ficou com a maior média em velocidade de navegação, segundo a pesquisa. Ela apresentou média de 7,3 pontos e ficou pouco à frente da Vivo.
Desempenho das operadoras
Na pesquisa de satisfação geral, que avalia o nível de contentamento com o serviço, a banda larga apresentou médias menores em relação ao ano anterior. Entre as nove prestadoras de banda larga do país, três ficaram abaixo da média nacional, de 6,26 pontos, e apenas três apresentaram nota maior que 7, em uma escala de 0 a 10. Segundo a Anatel, dos 26 estados pesquisados, 16 recuaram em seus indicadores.
Conquistando o lugar ocupado pela Tim na última pesquisa, a Cabo Telecom foi a operadora que mais se destacou em 2016. Com a melhor média de satisfação geral, ela também liderou nos quesitos disponibilidade, estabilidade e atendimento. Porém, o serviço de banda larga da Cabo está presente em apenas um estado, Rio Grande do Norte, o que confirma a análise da Anatel de que as operadoras com menor abrangência geográfica são mais bem avaliadas.
Já a Tim se mantém líder em velocidade de navegação e apresenta boas colocações nas categorias de satisfação geral e disponibilidade. Entretanto, a operadora atende a apenas dois estados. Em contrapartida, a Oi apresentou os piores resultados. Nas categorias de satisfação geral, velocidade, estabilidade e disponibilidade, a operadora não chegou aos 6 pontos de média.
Atualmente, a Oi atende a 25 estados e tem as cinco piores notas estaduais do país. Outro destaque são os resultados da Vivo, que agora também é responsável pela antiga banda larga da GVT. Na pesquisa atual, a operadora conseguiu apenas seis primeiros lugares dos 17 estados que atende. Em contraste com o desempenho da GVT no último ano, com 14 primeiros lugares, os resultados podem indicar uma queda na percepção de qualidade do serviço pelos usuários.
Diário do Nordeste
Comentários
Postar um comentário