Pular para o conteúdo principal

Mapa interativo mostra a melhor banda larga fixa em cada Estado; saiba qual é a melhor no Ceará

Na hora de contratar um plano de internet, a opinião de quem já teve ou tem experiência com o serviço é fundamental no processo de escolha da operadora. Por isso, a Anatelrealiza desde 2012 uma pesquisa de satisfação e percepção de qualidade da banda larga nacional, que coleta a opinião de mais de 150 mil clientes de operadoras em todo o País.

Nela, os entrevistados avaliam também os serviços de telefonia móvel, fixa e TV por assinatura. Além da satisfação geral dos usuários, a pesquisa apresenta notas para o atendimento da operadora, funcionamento do serviço e capacidade de resolução de problemas. Os dados foram recolhidos pelo órgão regulador no segundo semestre de 2016 e divulgados em abril deste ano.

A partir deles, o site de comparação de planos Melhor Plano montou um mapa interativo com as principais informações da pesquisa de banda larga em nível nacional e estadual. Com este mapa, é possível comparar no site os planos de cada operadora por região.

E a melhor no Ceará

Na análise geral do serviço em 2016, os usuários da Net, segundo a Anatel, mostraram-se satisfeitos. A operadora teve uma média de 7,1 na categoria “Indicador de Satisfação Geral” e se destacou em outras categorias, como disponibilidade e estabilidade no Ceará. Lembrando que no Estado foram analisados os serviços da Net, Sky, Vivo e Oi.

Melhor atendimeno

Com boas notas nas demais categorias, a operadora Vivo também apresenta bom desempenho no atendimento aos clientes, segundo a pesquisa. 

Internet mais rápida

Em Fortaleza e região a operadora Net ficou com a maior média em velocidade de navegação, segundo a pesquisa. Ela apresentou média de 7,3 pontos e ficou pouco à frente da Vivo. 

Desempenho das operadoras

Na pesquisa de satisfação geral, que avalia o nível de contentamento com o serviço, a banda larga apresentou médias menores em relação ao ano anterior. Entre as nove prestadoras de banda larga do país, três ficaram abaixo da média nacional, de 6,26 pontos, e apenas três apresentaram nota maior que 7, em uma escala de 0 a 10. Segundo a Anatel, dos 26 estados pesquisados, 16 recuaram em seus indicadores.

Conquistando o lugar ocupado pela Tim na última pesquisa, a Cabo Telecom foi a operadora que mais se destacou em 2016. Com a melhor média de satisfação geral, ela também liderou nos quesitos disponibilidade, estabilidade e atendimento. Porém, o serviço de banda larga da Cabo está presente em apenas um estado, Rio Grande do Norte, o que confirma a análise da Anatel de que as operadoras com menor abrangência geográfica são mais bem avaliadas.

Já a Tim se mantém líder em velocidade de navegação e apresenta boas colocações nas categorias de satisfação geral e disponibilidade. Entretanto, a operadora atende a apenas dois estados. Em contrapartida, a Oi apresentou os piores resultados. Nas categorias de satisfação geral, velocidade, estabilidade e disponibilidade, a operadora não chegou aos 6 pontos de média.

Atualmente, a Oi atende a 25 estados e tem as cinco piores notas estaduais do país. Outro destaque são os resultados da Vivo, que agora também é responsável pela antiga banda larga da GVT. Na pesquisa atual, a operadora conseguiu apenas seis primeiros lugares dos 17 estados que atende. Em contraste com o desempenho da GVT no último ano, com 14 primeiros lugares, os resultados podem indicar uma queda na percepção de qualidade do serviço pelos usuários.

Diário do Nordeste

Comentários