Pular para o conteúdo principal

Museu da Fotografia: instituição recebe novo workshop

Museu da Fotografia: instituição recebe novo workshop. Ação faz parte da programação do local, que inclui exposições e palestras ( FABIANE DE PAULA )
O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, neste sábado (13), um dos artistas brasileiros que mais utiliza a técnica de fotopintura, o Mestre Júlio Santos, para um workshop. A oficina acontece das 13 às 17h, tem vagas limitadas e custa R$ 50. As inscrições devem ser feitas na recepção do museu, na rua Frederico Borges, 545, Varjota. O contato é (85) 3017.3661.
Dono do Áureo Studio, em Fortaleza, Mestre Júlio Santos aprendeu fotopintura com seu pai, Didi, ainda nos anos 60. Ele começou a explorar o processo tradicional, com tintas e pinceis e, no começo dos anos 2000, passou utilizar técnicas digitais, sobretudo o Photoshop, para retocar e mesmo recriar registros, alguns muito afetados pela passagem do tempo. Sua vocação, habilidade técnica, o vasto conhecimento químico e histórico da fotografia e, sobretudo, seu amor em ampliar e preservar a memória afetiva sobre os retratos fazem do Mestre Júlio Santos uma referência na arte da fotopintura.
Arte hoje quase perdida, a fotopintura foi muito difundida até a metade do século XX, para fazer com que as fotografias em preto e branco parecessem mais reais. Chegou a ser 'moda' nos álbuns de famílias nos anos 1950. Ao contrário da fotografia tradicional, a fotopintura não se pauta na retratação fiel - não é espelho. O fotopintor é um software ambulante e nascido nos confins da própria foto. Com a fotopintura, o fotografado pode ter cores, sorrisos e amores que não se viam na imagem fixa tradicional.
Diário do Nordeste

Comentários