Museu da Fotografia: instituição recebe novo workshop

Museu da Fotografia: instituição recebe novo workshop. Ação faz parte da programação do local, que inclui exposições e palestras ( FABIANE DE PAULA )
O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, neste sábado (13), um dos artistas brasileiros que mais utiliza a técnica de fotopintura, o Mestre Júlio Santos, para um workshop. A oficina acontece das 13 às 17h, tem vagas limitadas e custa R$ 50. As inscrições devem ser feitas na recepção do museu, na rua Frederico Borges, 545, Varjota. O contato é (85) 3017.3661.
Dono do Áureo Studio, em Fortaleza, Mestre Júlio Santos aprendeu fotopintura com seu pai, Didi, ainda nos anos 60. Ele começou a explorar o processo tradicional, com tintas e pinceis e, no começo dos anos 2000, passou utilizar técnicas digitais, sobretudo o Photoshop, para retocar e mesmo recriar registros, alguns muito afetados pela passagem do tempo. Sua vocação, habilidade técnica, o vasto conhecimento químico e histórico da fotografia e, sobretudo, seu amor em ampliar e preservar a memória afetiva sobre os retratos fazem do Mestre Júlio Santos uma referência na arte da fotopintura.
Arte hoje quase perdida, a fotopintura foi muito difundida até a metade do século XX, para fazer com que as fotografias em preto e branco parecessem mais reais. Chegou a ser 'moda' nos álbuns de famílias nos anos 1950. Ao contrário da fotografia tradicional, a fotopintura não se pauta na retratação fiel - não é espelho. O fotopintor é um software ambulante e nascido nos confins da própria foto. Com a fotopintura, o fotografado pode ter cores, sorrisos e amores que não se viam na imagem fixa tradicional.
Diário do Nordeste

Comentários

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Exposição traz obras do cearense José Ximenes

Parabéns, Padre Geovane!

Para especialistas, pais devem acompanhar uso da internet por crianças

Michelle Bachelet será a nova chefe de direitos humanos da ONU