Pular para o conteúdo principal

A relação do nordestino com o fogo é traduzida em exposição fotográfica em Fortaleza

Walking
Pensando na relação do nordestino com o fogo, o artista plástico e fotógrafo Lindemberg Freitas, apresenta sua exposição “Chamas” em Fortaleza, no Ateliê Vando Figueiredo, de segunda a sexta das 14h às 17h. A abertura acontece na próxima sexta-feira (30), às 19h.
O acendimento de fogueiras é uma característica comum aos festejos nordestinos, como não lembrar do São João?
As queimadas encontradas nessa região do Brasil, também destacam essa relação com o fogo. Sejam elas oriundas do calor e da seca que assola o nordeste e muitas vezes são causadas pelo homem. O próprio fenômeno El Niño, um dos causadores das piores secas do Nordeste, tem sua origem no chamado círculo de fogo, encontro das placas tectônicas.
O fato, segundo o artista, é que o fogo tem forte relação com o povo nordestino, seja para o bem ou para o mal. “O fogo é um dos principais elementos que desde os tempos ancestrais mantêm e nos ajuda a compreender a vida do sertanejo. A fascinação que o fogo causa alimenta a fantasia despertada por suas chamas, dando origens a contos, lendas, mitos, deuses, heróis. Uma verdadeira dádiva dos deuses”, afirma o artista.
Um dos detalhes da mostra de cunho educativo é que as artes ilustram de forma conceitual, a história deste povo forjado por calor e fogo.
 
O Artista
Cearense, natural de Fortaleza, Lindemberg Freitas é artista plástico, produtor cultural e administrador, além de membro fundador do Fórum Cearense de Artes Visuais. É, também, sócio e colaborador da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Ceará. Teve sua primeira exposição coletiva, “Jovens Artistas”, em 1999, no Museu da Imagem e do Som, na Capital Cearense.
Agraciado com o Prêmio Modelo de Gestão em Economia Criativa pelo Ministério da Cultura em 2013, Lindemberg é um artista que já participou de exposições coletivas, conquistou vários editais de incentivos às artes, ficou classificado em outros e assinou também, a curadoria de exposição a exemplo de “Promessa Paga” do Artista plástico Zé Tarcísio, em 2006, no Espaço Cultural Correios de Fortaleza.
Serviço:
Exposição Chamas
Abertura: 30.06.2017
Horário: 19h
Local: Ateliê Vando Figueiredo – Rua Nunes Valente, 1248 / A – Aldeota
Visitação: Segunda a Sexta / 14 às 17 horas
Informações: (85) 9 8154.6060
flexos_artes@hotmail.com

Tribuna do Ceará

Comentários