Pular para o conteúdo principal

Brasil entra na campanha #EstouComANatureza para celebrar Dia Mundial do Meio Ambiente

A ONU Meio Ambiente realiza de 4 a 11 de junho eventos nacionais para incentivar a conexão das pessoas com a natureza e incentivar sua proteção.
Impulsionando estilos de vida sustentáveis, a campanha realiza mais de 1 mil atividades mundiais. No Brasil, haverá a Meia Maratona das Cataratas, o Simpósio ‘Ecos da Rio 92’ no Museu do Amanhã, o lançamento nacional da Campanha #MaresLimpos, no AquaRio, entre outros eventos.
O Dia Mundial do Meio Ambiente em 2017 ganha o tema “Conectando as pessoas à natureza” e será comemorado mundo afora com mais de 1 mil eventos. Foto: ONU Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente em 2017 ganha o tema “Conectando as pessoas à natureza” e será comemorado mundo afora com mais de 1 mil eventos. Foto: ONU Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente em 2017 ganha o tema “Conectando as pessoas à natureza” e será comemorado mundo afora com mais de 1 mil eventos. Com o slogan “Estou Com a Natureza”, a ideia central é impulsionar os esforços para a conservação do meio ambiente, transformando ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro legado de impacto positivo para o planeta.
De Mumbai à Cidade do México, a população comemora a data de incontáveis maneiras, com ações que vão desde limpeza de praias e plantações de árvores até petições e concursos de fotografia, com milhares de crianças sendo envolvidas por meio de suas escolas. No Brasil, como principal autoridade global em meio ambiente e responsável pelo mandato e tema deste dia, a ONU Meio Ambiente está planejando uma série de ações entre os dias 4 e 11 de junho com uma semana especial de atividades.
No domingo (4), mais de 4,5 mil atletas se reúnem no Parque Nacional do Iguaçu para correr pela natureza na Meia Maratona das Cataratas, prova que dará início à Semana Mundial do Meio Ambiente no Brasil, e que vem para alertar sobre importância da criação de áreas protegidas no país e estimular o sentimento de pertencimento dos parques pelos cidadãos brasileiros, incluindo a ampliação de visitação aos Parques Nacionais como estratégia de conservação.
Na segunda-feira (5), em parceria com a Embaixada do Canadá e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), será lançado o Concurso de Fotografia #EstouComANatureza, que premiará o vencedor com uma viagem para Brasília e um passeio em seus parques nacionais.
Em parceria com o Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio) e em apoio à Conferência dos Oceanos, entre os dias 5 e 11 de junho, serão distribuídos folhetos informativos sobre preservação dos oceanos e a Campanha #MaresLimpos para os visitantes do AquaRio, que também contarão com uma ação surpresa no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos.
Na terça-feira (6), o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, recebe o simpósio “Ecos da Rio-92: 25 anos depois”, que contará com Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente para a fala de abertura.
Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Ponte Estaiada, Viaduto do Chá, Prefeitura de São Paulo, entre outros importantes monumentos brasileiros serão iluminados em verde durante a semana para celebração da data.
Em parceria com o Ministério de Educação, a ONU Meio Ambiente distribuirá para 150 mil escolas um guia digital de planos de aula sobre a importância da conexão da natureza para sua preservação.
São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro poderão curtir em cinemas Cinemark o vídeo especial da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente, convidando todos a montarem o maior álbum de fotografia da natureza da história.
Na quarta-feira (7), o AquaRio, no Rio de Janeiro, recebe o lançamento da Campanha #MaresLimpos. Além da presença da representante para o Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, a ação tem o apoio da dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunzi. Nas redes sociais, a apresentadora Bela Gil participa promovendo o engajamento em torno da campanha.
A ONU Meio Ambiente também apoiará a Virada Sustentável, no Rio de Janeiro, e fará a abertura do evento na sexta-feira (9), no Museu de Arte do Rio.
Para encerrar a semana, Grupo Cataratas, AirBnB e ONU Meio Ambiente promovem o Encontro #I’m With Nature, com anfitriões cariocas que realizarão um mutirão de plantio de mudas nativas no Parque Nacional da Tijuca, na nascente do Rio Carioca.
#EstouComANatureza é o lançamento oficial de um movimento de incentivo e sensibilização sobre como a reconexão com a natureza pode incentivar um estilo de vida mais sustentável.
O tema destaca ainda os diversos benefícios que os sistemas naturais e meio ambientes limpos fornecem à humanidade, da segurança alimentar e da melhoria da saúde ao abastecimento de água e à estabilidade climática. Também incentiva as pessoas a sair ao ar livre e apreciar esses benefícios em primeira mão.
“As armadilhas da vida moderna — arranha-céus, smartphones, fast food — são construídas sobre uma base de sistemas naturais complexos”, disse o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim. “Sem sistemas naturais saudáveis, nossa vida moderna começa a desmoronar. Uma mudança aparentemente insignificante pode causar efeitos desastrosos. Podemos observar isso nas mudanças climáticas. Um pequeno aumento da temperatura global está causando aumento do nível do mar, mais inundações, secas e espécies a serem dizimadas”, completou.
 
Este ano, o chamado é para que as pessoas procurem estar rodeadas pela beleza da natureza e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente convida os cidadãos a comemorarem o dia de diferentes maneiras, começando por sair de casa, estar na natureza e compartilhar as fotos de lugares especiais e únicos para cada um, com as hastags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #EstouComANatureza.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é o dia principal das Nações Unidas para incentivar em escala global a sensibilização e a criação de iniciativas em favor do meio ambiente.
Ao longo dos anos, a data celebrativa cresceu e se tornou uma das maiores plataformas de divulgação da causa, sendo comemorada a cada ano por mais de 1 milhão de pessoas e em mais de 100 países.
O objetivo é que as celebrações sejam cada vez maiores e melhores, chamando as pessoas para demonstrar amor e afeição pela natureza. A beleza do dia está em sua diversidade. É a data para que cidadãos mundo afora ajam coletivamente, mostrando cuidado e amor ao planeta. Todos os anos. Em todos os lugares. Todo mundo.

Para mais informações:

Comentários