Pular para o conteúdo principal

Cearenses conquistam medalhas em Olimpíadas Internacionais na Ásia

Não é novidade que o Ceará é campeão em importar talentos na área educacional. Durante cinco anos, o Ceará foi o estado com mais aprovações para o ITA.
Além de sempre ser destaque nacional em olimpíadas e vestibulares, os estudantes cearenses são sucesso também fora do país.
Em julho deste ano, ocorreram na Ásia duas das mais importantes olimpíadas do mundo: a Olimpíada Internacional de Física (IPhO) e a Olimpíada Internacional de Química (IChO). Nas duas competições, a presença cearense foi garantida, e a medalha também.
O aluno Vinícius Gabriel Felix Barbosa estuda no Colégio Master, em Fortaleza, desde o ensino fundamental, e foi o representante brasileiro mais novo a participar da Olimpíada Internacional de Física este ano. 
Com apenas 16 anos, ele conta que se prepara desde o 8º ano para chegar a esta competição: “Participar da IPhO é um sonho que exige muito esforço e dedicação. Nós temos que começar a tentar entrar para o time desde o 8º ano e fazemos provas até o 2º ano do ensino médio”.
Vinícius viajou para a Indonésia, competiu com mais de 400 alunos de 88 países e trouxe uma medalha de bronze para casa. O professor Mário Sérgio, que compõe o núcleo especializado em Olimpíadas do Colégio Master, conta que a dedicação do aluno faz toda a diferença para chegar aos resultados.
“Normalmente o Vinícius tinha de 20 a 25 horas/aula por semana voltadas para as olimpíadas internacionais, hoje a gente pode afirmar que ele trabalha a Física a nível superior equivalente a, aproximadamente, três anos de universidade”.
A equipe brasileira deste ano conseguiu o melhor resultado do Brasil de todos os tempos na IPhO – competição que completou 50 anos em 2017. A IPhO é uma das competições mais tradicionais e desafiadoras entre os torneios de Física, em que estudantes de mais de 80 países competem individualmente em uma prova prática e uma teórica. A Olimpíada ocorreu nos dias 16 a 24 de julho.
Os destaques cearenses não param por aí. Celso Renan Barbosa Soares, aluno do Colégio Master desde a alfabetização, também conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Química (IChO). O evento reuniu cerca de 300 estudantes de 80 países na Tailândia. Cada país participou com uma equipe de até quatro alunos do ensino médio, que tiveram destaque na Olimpíada Brasileira de Química do ano passado.
Celso pretende aperfeiçoar seus estudos fora do país e conta que a competição é importante para isso. “Ganhar uma medalha e um certificado numa competição tão importante a nível mundial abre muitas portas para as grandes universidades do mundo e depois de muito estudo ter conseguido isso é um sonho realizado”.

Tribuna do Ceará

Comentários