Pular para o conteúdo principal

Inauguração da Biblioteca Comunitária Neno Cavalcante acontecerá nessa sexta (25)

O Jornalista e professor universitário Ronaldo Salgado uniu emoção com  vontade de fazer e tornou realidade, com a ajuda de amigos e voluntários, a Biblioteca Comunitária em homenagem ao Jornalista Neno Cavalcante

Foto: Ronaldo Salgado
 
A biblioteca foi idealizada pelo jornalista e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Ronaldo Salgado. Os dois eram amigos de profissão desde a fundação do jornal Diário do Nordeste, no início da década de 1980. Neno Cavalcante, faleceu no dia 14 de agosto de 2016. "O Neno Cavalcante, além de ter sido um dos principais nomes do jornalismo cearense, foi um amigo de mais de 30 anos, e também frequentador assíduo da comunidade. Propus o nome dele para a diretoria da associação dos moradores, e o presidente Cristian Silva de prontidão aceitou".
 
O início deu-se através de uma campanha lançada no Facebook, visando arrecadar livros, revistas, jornais, gibis, quadrinhos, CDs, DVDs e outros materiais de utilidade para o funcionamento do equipamento cultural. Segundo Ronaldo, é também uma forma de presentear a comunidade do Conjunto São Vicente, a qual ele frequenta cotidianamente desde meados da década de 1970, quando foi morar nas proximidades.
 
A Campanha
A campanha foi desenvolvida desde setembro do ano passado, recebendo doações de amigos e amigas do professor, além de jornalistas e professores universitários. "Ao longo de dez meses, nós recebemos cinco mil doações, entre livros, revistas, CDs, DVDs, dos quais foram descartados, por não estarem em condições ideais de uso numa biblioteca, cerca de mil exemplares", afirma Ronaldo.
 
Houve ainda doações por parte de empresários de estantes, móveis, utensílios, além da colaboração de órgãos públicos ligados à Prefeitura de Fortaleza e dos próprios moradores. "A adesão à campanha foi algo que me emocionou muito e me comoveu durante todo esse processo. As filhas do Neno Cavalcante, Marcela e Lina, doaram uma brinquedoteca e um computador de mesa, almofadas e livros variados, além de uma estante muito grande pertencente ao próprio Neno", acrescenta.
 
O equipamento cultural, segundo Ronaldo, será cadastrado no Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o que permitirá ampliar ainda mais o acervo, que já conta com cerca de quatro mil livros. De acordo com o jornalista e professor, será "uma vitória muito grande da comunidade das Quadras, porque atenderá a crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, com uma variedade de livros entre literatura brasileira, inglesa, francesa, russa, latino-americana, livros didáticos e paradidáticos, livros sobre cinema, teatro, dança, artes plásticos, audiovisuais, biografias, design, arquitetura, comunicação, política, filosofia, sociologia, antropologia, enfim, um acervo muito variado e valioso para formação de muitas gerações".
 
Homenagem
Para Ronaldo Salgado, nomear a biblioteca com o nome de Neno Cavalcante "é uma forma de reconhecimento ao trabalho do jornalista de senso crítico apurado, que contribuiu imensamente com o esclarecimento de várias parcelas da sociedade cearense, denunciando mazelas sociais, econômicas e políticas em nosso Estado, além de ser uma maneira de preservar a memória de Neno".
 
A Biblioteca Comunitária Jornalista Neno Cavalcante conta com o apoio científico e cultural do professor doutor Tadeu Feitosa, do Curso de Ciência da Informação da UFC, o qual acompanhará como consultor e tutor todo o desenvolvimento do projeto, fazendo a catalogação e a sistematização de todo o acervo e treinando a própria comunidade para fazer o equipamento funcionar.
 
Funcionamento
A biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira, de 8 às 20 h e, aos sábados, de 8 às 14h horas. Há ainda projeto para permitir o funcionamento do equipamento aos domingos.
 
Serviço  
Inauguração Biblioteca Comunitária Neno Cavalcante
Dia 25/08/2017 às 18h
Local: Centro Comunitário Conjunto São Vicente de Paulo
Comunidade das Quadras: Rua da Felicidade s/n – Aldeota
Contato: 85 999896345 / 85 987286304

Boa Notícia

Comentários