Pular para o conteúdo principal

Incertezas

Gonzaga Mota*
Nos últimos anos, vários brasileiros e brasileiras não estão pensando e agindo em favor do Brasil. A miséria, a desigualdade de renda, os precários níveis de educação, saúde e segurança, o desemprego, a perversa corrupção etc são indicadores que nos levam a crer que estamos passando, não sabemos o fim, por momentos de extrema gravidade.
Por quê? A perplexidade domina a maioria da população brasileira. Somos um povo bom e trabalhador, nosso território, em sua grande extensão, é saudável e compatível com ações desenvolvimentistas. Cremos que a ganância e a falta de espírito público de determinados grupos buscando mais poder, em todos os seus aspectos, provocam um desequilíbrio moral e ético, longe dos princípios básicos da Democracia. Esta apoia-se na expectativa de garantir a representatividade e a legalidade das decisões políticas. Os Artigos 2º e 5º de nossa Carta Magna mostram a desarticulação do Estado brasileiro. No Art. 2º está dito: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário". É triste, mas sem generalizar, podemos afirmar que é pura balela.
A imprensa nos mostra, diariamente, desentendimentos e brigas entre membros dos Poderes constituídos e até do mesmo Poder. O que está ocorrendo em certas ocasiões não é o debate e a discussão válida e cívica sobre teses e diretrizes, mas a "judicialização da política" e a "politização da Justiça".
Com relação ao Art. 5º, "Todos são iguais perante a lei, sem distinção...", vem sendo um dispositivo de natureza retórica. Democraticamente, precisamos repensar o Brasil.
*Professor aposentado da UFC

Comentários

  1. Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

    An Thái Sơn với website anthaison.vn chuyên sản phẩm máy đưa võng hay máy đưa võng tự động tốt cho bé là địa chỉ bán máy đưa võng giá rẻ tại TP.HCM và giúp bạn tìm máy đưa võng loại nào tốt hiện nay.

    ResponderExcluir

Postar um comentário