Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é lembrado hoje

Papa lembrou o Dia para a Erradicação da Pobreza no último domingo e afirmou que a miséria não é uma fatalidade

Da redação, com Rádio Vaticano
Como forma de vencer a fome, Papa Francisco sugeriu a inserção da “categoria do amor” na linguagem da cooperação internacional / Foto: Arquivo Agência Brasil
Nesta terça-feira, 17, o mundo recorda o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O tema deste ano, escolhido com o Comitê Internacional e as Nações Unidas é: “Responder ao apelo do 17 de outubro para erradicar a pobreza: um caminho que nos leva a criar sociedades pacíficas e inclusivas.”
Em sua conta no twitter, o Papa Francisco disse nesta terça-feira, 17, que “a família humana tem o dever de ajudar cada pessoa a se livrar da pobreza e da fome”.
Já no último domingo, 15, após a Missa de canonização dos protomártires brasileiros, Francisco havia lembrado a data. O Pontífice afirmou que “a miséria não é uma fatalidade, tem causas que devem ser reconhecidas e removidas para honrar a dignidade de tantos irmãos e irmãs, à exemplo dos Santos”.
Também nesta segunda-feira, 16, em visita à sede da FAO em Roma, o Santo Padre fez uma análise das causas da pobreza e sugeriu a inserção da “categoria do amor” na linguagem da cooperação internacional.
Segundo Francisco, esta categoria seria uma forma de vencer a fome:
“Seria exagerado introduzir na linguagem da cooperação internacional a categoria do amor, conjugada como gratuidade, igualdade de tratamento, solidariedade, cultura do dom, fraternidade e misericórdia? Essas palavras efetivamente expressam o conteúdo prático do termo “humanitário”, tão usado na atividade internacional. Amar os irmãos, tomando a iniciativa, sem esperar a ser correspondidos, é o princípio evangélico que encontra também expressão em muitas culturas e religiões, convertendo-se em princípio de humanidade na linguagem das relações internacionais”.

Erradicação da pobreza

A ONU oficializou esta recorrência em 1992, mas sua origem remonta a 17 de outubro 1987, quando cem mil pessoas guiadas pelo Padre Joseph Wresinski , reuniram-se na Esplanada onde foi assinada a Declaração dos Direitos do Homem, no Trocadéro, em Paris, para defender os direitos humanos de cada país, condição e origem.
O Padre Wresinski sintetizou o sentido desta data com estas palavras: “Onde os homens são condenados a viver na miséria, os direitos do homem são violados. Unir-se para que sejam respeitados é um dever sagrado”.
A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio, definidos no ano de 2000 por 193 países membros das Nações Unidas e por várias organizações internacionais.
Os 10 países mais pobres do mundo são República Democrática do Congo, Zimbabwe, Burundi, Libéria, Eritreia, República Centro Africana Central, Níger, Malawi, Madagáscar, Afeganistão.

Comentários