Pular para o conteúdo principal

Mansão de Picasso na Costa Azul francesa é vendida por 20 mi de euros

Villa em que o pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) passou os últimos anos de sua vida (FOTO: AFP / VALERY HACHE)
A mansão da Costa Azul francesa onde Picasso passou seus últimos anos foi vendida nesta quinta-feira, 12, por pouco mais de 20 milhões de euros a um empresário neozelandês em um leião em Grasse.
O artista espanhol comprou a propriedade de Mougins, perto de Cannes (sudeste) em 1961, morou nela com sua segunda esposa e musa inspiradora, Jacqueline Roque, e morreu ali 12 anos depois.
Roque disputou a propriedade com os filhos de Pablo Picasso após sua morte e se suicidou nesta casa em 1986. Sua filha, Catherine Hutin-Blay, nascida de um primeiro casamento, a herdou e vendeu, em 2007, por mais de 10 milhões de euros.
A propriedade, em um terreno de três hectares, que havia pertencido à família dona da cerveja Guinness e onde Winston Churchill passava as férias, foi comprada por um holandês.
Este a rebatizou de "O covil do Minotauro", a ampliou e construiu uma piscina, um elevador, uma quadra de tênis e um spa, antes de dificuldades financeiras o obrigarem a interromper as obras.
O novo dono aspirava a concluir aquelas obras "com a intenção de revender a casa por 170 milhões de euros", disse Maxime Van Rolleghem, advogado do banco holandês Achmea Bank, credor do proprietário.
A casa é um bom negócio. "Muitas vilas de prestígio valem muito mais na Costa Azul", acrescentou Van Rolleghem.
O advogado indicou que um investidor neozelandês de origem cingalesa, Rayo Withanage, apresentou, em junho, uma oferta no valor de 20,2 milhões de euros (23,8 milhões de dólares).
Nesta quinta-feira, nenhum outro investidor se apresentou no tribunal para o leilão, então será este homem. à frente da companhia de investimentos BMB, fundada em 2004 com um príncipe de Brunei, que arrematou o bem.
Contudo, a venda ainda não foi totalmente concluída, uma vez que o comprador tem dois meses para obter os fundos necessários.
"Rayo Withanage é proprietário a partir de hoje, mas deve pagar o preço em dois meses", confirmou Van Rolleghem.
A antiga mansão de Picasso se destaca por suas vistas da baía de Cannes e das montanhas, mas se encontra em um entorno um pouco barulhento e está sujeita a uma servidão de passagem (direito de transitar) para pedestres.
A casa principal, modesta na época de Picasso, data do século XVIII e foi profundamente restaurada. Grandes janelas de vidro foram adicionadas para contar com uma maior iluminação natural.
Do período de Picasso, a única peça original é o ateliê, onde há traços de tinta deixados pelo artista, mas a propriedade não contém nenhuma obra sua, segundo a agência imobiliária Michael Zingraf.
Esta empresa foi contatada há três anos para revender o imóvel, cujo valor estimou em entre 20 e 25 milhões de euros em seu estado inacabado das obras. Devido aos obstáculos financeiros do proprietário, a agência não pôde assumir seu mandato de venda nem organizar visitas.
AFP
O Povo

Comentários