Pular para o conteúdo principal

Mundo Unifor debate educação, ética e filosofia

Segundo a filósofa, as eleições estão se aproximando e o debate sobre ética se torna essencial para tomarmos novos rumos. Para a especialista, a ética começa com nossa reflexão em um pensamento aberto e especializado (FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES)
O momento político e de outras áreas do País suscitou debate acerca da ética na 8º edição do Mundo Unifor, na noite de ontem, que teve como palestrante a artista plástica e professora de filosofia, Marcia Tiburi. O debate, realizado na Praça Central da Universidade de Fortaleza (Unifor), reuniu centenas de pessoas entre alunos, professores e público em geral, que tinham interesse no tema abordado.
Para Marcia Tiburi, atualmente o Brasil vive um momento sui generis, especialmente na área política. "As eleições estão se aproximando e o debate sobre ética se torna essencial para tomarmos novos rumos. A ética começa com nossa reflexão em um pensamento aberto e especializado a respeito daquilo que a gente pensou. Só se consegue chegar a esse lugar da reflexão, quando prestamos atenção nela. A responsabilidade sobre nossos políticos é nossa. E se não pensarmos nessa direção, eles continuarão sempre os mesmos", destaca a filósofa.
Em sua fala, a palestrante também defende que o capitalismo criou um círculo vicioso, no qual, a matéria física pode ser barganhada, e por conta disso, a discussão sobre a ética se torna tão pertinente. "Na nossa cultura dá pra perceber muito isso. Qualquer cidadão que expõe aquilo que pensa, entra nesse processo", finaliza.
Nova realidade
Sabrina Sousa, estudante de Direito, participou do evento e aponta que a área da política atualmente é a que mais extrapola o senso de ética. "Desde os setores menores até em âmbito nacional. É quase impossível não associar a falta de ética com a política. É perceptível que existe uma intensa troca de favores. E isso só faz mal a todo nosso Pais", disse a aluna.
Já Francisco Edvardo Cavalcante, estudante do Curso de Eventos, concorda que a partir da ética é possível se construir uma nova realidade nas interações interpessoais. "A falta de ética não está apenas na política, mas também nas relações do dia a dia entre as pessoas, seja no trabalho, até mesmo na família. Falta mais amor ao próximo e respeito entre nós".
Programação
Sob a temática "As Artes Do Pensamento Em Tempos de Mudanças", o Mundo Unifor 2017 traz reflexões pertinentes do cenário brasileiro redimensionadas para discussões globais. O modelo de megaevento prevalece, mas como foco em uma programação mais diversa e maior interdisciplinaridade. O evento segue até o próximo sábado (21) e tem como destaque a performance poética do cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes, além das palestras do professor de filosofia Vladimir Safatle e do escritor e psicanalista Contardo Calligaris, que encerra a programação. A programação completa está no site www.mundounifor.br.
Fique por dentro
Marcia Tiburi: filósofa por amor e vocação
Nascida em Vacaria (RS), Marcia Tiburi é colunista da revista Cult, artista plástica e professora de Filosofia. Graduada em Filosofia e Artes, também é mestra e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), fez pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes (Unicamp). Publicou diversos livros de Filosofia, entre eles: "As Mulheres e a Filosofia" e "Filosofia Prática, Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual". Ela publicou ainda romances como "Magnólia" e "Era meu esse Rosto", além de outras obras impressas envolvendo desenho, cinema e dança. Em 2015 lançou o livro "Como Conversar com um Fascista - Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro".
Diário do Nordeste

Comentários