Os 10 últimos vencedores do Nobel da Paz

Presidente americano Barack Obama ganhou em 2009 por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.
Nobel da paz premia personalidades e instituições que promovem o diálogo entre os povos.
Nobel da paz premia personalidades e instituições que promovem o diálogo entre os povos. (Pete Souza/ TWH)

Seguem abaixo os 10 últimos premiados com o Nobel da Paz, concedido nesta sexta-feira à Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (Ican).
- 2017: Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (Ican) por seus esforços para acabar com este tipo de armamento.
- 2016: Juan Manuel Santos por seus esforços para acabar com meio século de guerra interna na Colômbia.
- 2015: Quarteto para o diálogo nacional tunisiano, composto por atores da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia.
- 2014: A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores.
- 2013: Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) por seus esforços visando livrar o planeta das armas de destruição em massa.
- 2012: União Europeia (UE) pelo projeto que contribuiu para pacificar um continente devastado por duas guerras mundiais.
- 2011: As liberianas Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee, e a iemenita Tawakkol Karman por sua luta pela segurança das mulheres e por seu direito de participar do processo de paz.
- 2010: O dissidente chinês preso Liu Xiaobo por seus esforços persistentes e pacíficos em favor dos direitos humanos na China.
- 2009: O presidente americano Barack Obama por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.
- 2008: O finlandês Martti Ahtisaari por suas numerosas mediações de paz ao redor do mundo.

AFP

Comentários

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Exposição traz obras do cearense José Ximenes

Parabéns, Padre Geovane!

Para especialistas, pais devem acompanhar uso da internet por crianças

Michelle Bachelet será a nova chefe de direitos humanos da ONU