Adelaide Ferraz, neta do filósofo Pietro Ubaldi faz palestras gratuitas em Fortaleza

Pensador cristão do Século XX,o filósofo Pietro Ubaldi (1886-1972), é autor de uma obra com 24 volumes que une ética, moral, ciência e espiritualidade. Nela, procurou demonstrar a existência de uma Lei Universal que a tudo dirige. Metade de sua obra foi escrita na Itália, onde nasceu em terras franciscanas, na cidade de Foligno, e a outra metade no Brasil, onde residiu com sua família na cidade de São Vicente (SP), por 20 anos, até a sua morte.
Como estudiosa e propagadora deste filósofo, a sua neta Maria Adelaide Castro Ferraz estará em Fortaleza, para proferir duas palestras. A primeira, com o tema “Pietro Ubaldi, uma luz para a humanidade”, acontecerá nesta sexta-feira, dia 24/11, às 19h, no Centro Espírita Pedro O Apóstolo de Jesus (Cepaj), Rua dos Arariús, 245, Praia de Iracema. A segunda, sobre “A Função Evolutiva do Amor”, será no dia seguinte, sábado, 25/11, às 15h, no Grupo Espírita Paulo e Estevão (Gepe), Sede Piedade, Rua Padre Antonino, 451. Os dois eventos têm entrada franca. Abertos a todos os interessados.
Adelaide Castro é professora de Física e Matemática, e orienta dois grupos de estudos sobre o pensamento do avô Pietro Ubaldo. Ela também é Terapeuta Floral e Mestre Reike, com iniciação em Budismo Tibetano. Conviveu com Ubaldi até os 27 anos, quando o avô faleceu. Desde então, vem divulgando a obra ubaldiana por todo o País. Esta é sua segunda visita à Fortaleza, onde participa de eventos organizados pelos grupos de estudo de Pietro Ubaldi, do Cepaj e do Gepe.

Ubaldi

O livro “A Grande Síntese”, escrito por Ubaldi entre 1932 e 1935, é tido como uma de suas principais obras, versando sobre uma proposta de compreensão unificada entre todas as formas de conhecimento humano. Não é à toa que seus pensamentos, por serem universalistas e imparciais, vêm despertando um público cada vez mais crescente de estudiosos, cientistas, religiosos em geral, escritores e simpatizantes no Brasil e no Exterior.
Ubaldi aponta um caminho para a evolução do ser, com base no amor e na sabedoria, princípios do que aponta como a Lei de Deus. Conforme um de seus estudiosos, José Amaral, no livro “Pietro Ubaldi e o Terceiro Milênio”, o filósofo revela que todos têm o dever do exemplo (primeiro dever). Isto porque, somente com o exemplo se pode pregar quaisquer princípios, demonstrando, antes com fatos que com palavras, que eles podem ser vividos.
A filosofia de Ubaldi é viva e prática. Oferece uma verdade, nunca imposta. “Eis o patrimônio espiritual de cada consciência. Nunca introduzir-se na alma alheia com a violência da argumentação, numa guerra de idéias, para subjugar o semelhante; antes, procurar todos os meios de comunicação que conduzam à compreensão”, afirmou o pensador em uma carta escrita em 1952, em Gúbio, Itália, reafirmando o caráter imparcial e universal de seus escritos.

Serviço

Palestras com a professora Adelaide Ferraz, sobre o pensamento do filósorfo Pietro Ubaldi.
Abertas ao público.
Sexta-feira(24) às 19h, no Cepaj, Rua dos Arariús, 245, Praia de Iracema;
Sábado(25) às15h, no Gepe Piedade, Rua Padre Antonino, 451.
Contato:(85) 98721.0188/ 99781.2453.

Com informações da organização do evento
Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

Nomofobia: O medo de desconectar

Fundação Edson Queiroz realiza mostra de arte

Documentário sobre 'impeachment' de Dilma no Festival de Cinema de Berlim

"Um erro, uma barbárie, uma desumanidade", diz Vargas Llosa sobre a pena de morte

Solenidade de posse do Dr. Régis Frota, na Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza