Pular para o conteúdo principal

Começa hoje (21) a II Fliace - Festa Literária da Associação Cearense de Escritores

A festa literária, em sua edição de 2016: programação celebra a prosa e a poesia de autores locais
Feira e lançamento de livros. Declamações poéticas. Bate-papo literário e apresentações musicais. Assim é a programação da II Fliace - Festa Literária da Associação Cearense de Escritores. O evento volta a acontecer no Shopping Benfica. Com programação ao longo da semana, a festa literária teve início ontem (20) e segue até sexta-feira (24), na Galeria BenficArte (1º piso) e na Praça de Alimentação, com programação gratuita das 16h às 21h.
O evento, que tem por tema "A Literatura como Multiplicidade da Vida", objetiva mostrar a nova geração literária do Ceará. "A programação está muito diversificada. Há autores conhecidos, mas também há novos escritores, que estão fazendo uma literatura de primeira. Essa nova turma que está surgindo aí é muito boa", garante o responsável pela Fliace, Silas Falcão, presidente da Associação Cearense de Escritores (ACE).
Visando criar uma identidade para o evento, a Festa Literária acontece no mesmo no mês da edição passada e traz novidades. "A Festa está começando a entrar no calendário cultural de Fortaleza. Neste ano serão cinco dias de evento, isso porque muitas pessoas nos procuraram querendo participar ", ressalta o presidente da ACE.
Ao todo, serão lançados 16 livros durante os cincos dias de evento. "Coisas do amor II", "Miltons poéticos e outros disversos", "Hálito", "Por justa causa", "O homem do último dia do mundo", "Boca do cachorro louco", "As mulheres de Luís Gonzaga" e "Luís Gonzaga no Exército Brasileiro" são alguns dos títulos desta terça e quarta.
Na quinta-feira (23), é a vez de "Bichomemulher", "O Farol do Porto da Paz", "Mulheres que não sabem chorar", "Céu é Logo Ali" e "Cordel sem Cordão, um folheto em cada mão".
No último dia, 24, será lançado os livros "Audifax Rios: Sonhos Cores e Palavras", "Cego Aderaldo" e "A Inconfidência Mineira e os Mártires da Liberdade". Os títulos "Pequenos assombros" e "A Menina da Chuva" estão em sua 2ª edição.
Programação
Com uma programação diversificada, a Festa Literária trará mediadores e escritores de fora do Estado, como Recife e Sergipe. A literatura cearense tem espaço de destaque no evento, com a presença de autores de Fortaleza, Quixeramobim, Crateús, Maracanaú, Maranguape e Varjota.
A programação musical acontece concomitantemente ao evento literário na Galeria BenficArte, na Praça de Alimentação.
Os grupos convidados são: Grupo de Música de Pífanos de Maranguape, que se apresentou na noite de ontem (20). Jacinto Monte, se apresenta hoje (21) e o Grupo Acordes de Violão, da Escola Patronato Sagrada Família, encerra a programação de música do evento amanhã (22).
"A ideia é ir além de apenas um feira, por isso criamos uma festa", afirma Silas. Neste ano evento traz um serviço de curadoria, formada por um grupo de 10 pessoas, são eles: Eudismar Mendes, Renato Pessoa, Cícero Almeida, Leonardo Nóbrega, Zélia Sales, Lucirene Façanha, Rosa Morena e Luzia Sousa, além da presença de Silas Falcão e do vice-presidente da ACE, José Rubens
Também é novidade desta edição a escolha de um patrono, uma figura para apadrinhar o evento. O escolhido foi o poeta Geraldo Amâncio que esteve na abertura do evento e fará parte da programação de encerramento, na sexta-feira (24). Geraldo é cordelista e repentista. Nascido em Crato em 1946, começou sua carreira literária em 1963.
No último dia do evento, acontecerá uma homenagem e a entrega do Troféu Mandacaru ao Vaqueiro Poeta Chico Neto, às 19h15. Natural de Petencoste (CE), o vaqueiro-poeta é uma figura importante quando o assunto é lidar com o gado e os costumes do sertão, sendo reconhecido como o representante da cultura vaqueira do Nordeste.
Localização
O evento acontece estrategicamente em um local próximo a vários equipamentos culturais e educacionais da cidade. O que também chama atenção é esse evento acontecer em um shopping e o 'Benfica' entrou de cabeça no evento.
Todas as lojas receberam cupons para distribuir aos seus clientes em cada compra feita. Esse cupom deverá ser deixado em uma urna que estará na Galeria BenficArte, e ao final de cada dia do evento, um kit de livros de autores cearense serão sorteados.
Para os amantes de livros, as compras de exemplares estão garantidas. A Feira do Livro contará com a presença da Livraria Escritores do Ceará, FT Livros, Editora Karuá, Luazul Edições, Premius Editora e Feira do cordel.
Ano passado, no último dia do evento, Silas conta que teve a ideia de criar um símbolo para o evento, criar uma memória através de um objeto e o que lhe veio à cabeça foi um ferro de engomar, que significava que algo iria ser organizado, "deixar a roupa bonita para usar. O ferro teve essa função, organizar o evento".
Neste ano o símbolo é uma chave que foi materializada quando o vice-presidente da instituição literária confidenciou que tinha uma chave antiga, que media 30 centímetros e pesava quatro quilos. "A chave lembra a poesia de Carlos Drummond Andrade, "Procura de Poesia".
"O símbolo escolhido fala que precisamos usar as chaves mentais para compreender as palavras, a chave representa o movimento mental", finaliza Silas.

Programação

21/11
Conversa Literária com lançamento do livro "Coisas do amor II"
18h às 18h40
Apresentação poética com Victor - César Augusto - Lucas Dorth
Tema: "Do recital das folhas ao delírio dos poemas"
18h40 às 19h10
Conversa Literária
Lançamento dos livros "Miltons poéticos e outros disversos" (Carlos Jorge) / "Hálito" (Gilda Freitas) / "Por justa causa" (Sônia Nogueira)
19h15 às 20h
Palco Aberto especial "Movimento da Palavra"
20h às 20h30
Conversa Literária
Lançamento do livro "O homem do último dia do mundo"
20h30 às 21h20
Apresentação musical com Jacinto Monte
Praça de Alimentação
19h30 às 20h30
22/11
Conversa Literária
Lançamento do livro "Boca do cachorro louco"
17h50 às 18h30
Apresentação poética de Léo Oliveira com o tema "O poço"
18h35 às 19h
Conversa Literária
Lançamento dos livros "As mulheres de Luís Gonzaga" e "Luís Gonzaga no Exército Brasileiro"
19h10 às 20h
Palco Especial - Grupo de Leitura Dramático do SESC
20h10 às 20h40
Apresentação Musical com o Grupo Acordes de Violão
20h40 às 21h
23/11
Apresentação Poética de David Alencar
Tema: "Mário Gomes em Chamas"
18h30 às 19h
Conversa Literária
Lançamento dos Livros "Bichomemulher" (Magali Polida), "O Farol do Porto da Paz (Kelly Cortez), "Mulheres que não sabem chorar" e o "Céu é Logo Ali (Lilian Farias)
19h10 às 20h
Conversa Literária
Lançamento dos Livros
"Cordel sem cordão, um folheto em cada mão"
20h às 20h40
Palco Aberto - Antônio Conselheiro
20h45 às 21h
24/11
Conversa Literária
Lançamento dos Livros
"Pequenos assombros" e "A Menina da Chuva" (2ª edição)
17h50 às 18h30
Conversa Literária
Lançamentos dos Livros
"Audifax Rios: Sonhos Cores e Palavras"
18h30 às 19h20
Homenagem e Entrega do Troféu Mandacaru ao Vaqueiro Poeta Chico Neto
19h15 às 19h30
Apresentação Poética Serra Azul
Tema: "Mário Gomes em Chamas"
19h30 às 20h
Conversa Literária
Lançamento dos Livros
"Cego Aderaldo", "A Inconfidência Mineira e os Mártires da Liberdade"
20h às 21h50

Mais informações:
II Fliace - Festa Literária da Associação Cearense de Escritores. A partir de terça-feira (21) até sexta-feira (24), das 16h às 21h, na Galeria BenficArte (1º piso), Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 - Benfica). Gratuito.
Contato: (85) 3243.1000

Diário do Nordeste

Comentários